Orações, novenas e receitas são tradições mantidas em muitas famílias brasileiras e proporcionam momentos de encontro entre gerações e renovam o verdadeiro sentido natalino
Jaqueline Calil Olivetti, 27, radialista, converteu-se ao catolicismo há cinco anos e, desde então, passou a vivenciar o Natal de uma maneira mais intensa.
“O Natal é esperança. A conversão trouxe um sentido novo para este tempo lindo da nossa fé que representa o nascimento de Jesus”, disse em entrevista ao O SÃO PAULO.
Jaqueline vive intensamente o período do Advento, incluindo a preparação espiritual, realizada em família, na comunidade e no grupo de jovens do Movimento de Chatunai, um momento essencial para preparar o coração para a chegada do Menino Jesus.
“Essa vivência da fé possibilita uma preparação profunda para a vinda de Jesus que vem fazer morada entre nós”, afirmou.
Com a família, Jaqueline participa de novenas na Paróquia Santa Margarida Maria, na Vila Mariana, e nas casas, utilizando o subsídio “Novena de Advento e Natal” da Arquidiocese de São Paulo. A Confissão sacramental também faz parte dessa caminhada de preparação espiritual.
Como nos anos anteriores, a família irá participar da missa da Vigília de Natal, em 24 de dezembro. Depois, todos se reunirão para a ceia, precedida de orações. “Jesus é o centro da nossa celebração. Ele é a esperança de um mundo melhor e de um ano novo abençoado”, destacou.
No dia 25 de dezembro, Jaqueline irá participar da Santa Missa de Natal e, depois, haverá o almoço natalino em família.
SABORES EM FAMÍLIA
Aloma Soares Sampaio, 40, é mãe do Murilo, 21, Lorena, 12, e da Laura, 11. À reportagem, ela contou que aprendeu com os pais que o verdadeiro sentido do Natal ultrapassa a lógica do comércio; e que nesta época do ano a prioridade é a vivência e preparação para a vinda do Menino Jesus.
“Participar das missas, buscar o sacramento da Confissão no Advento e realizar a novena na casa das famílias vizinhas era e continua sendo primordial na minha família. Quero manter essa chama viva. Como é bom preparar o coração em sintonia com as pessoas que amamos. O Natal renova e ganha um sentido profundo de fé, espiritualidade e união”, afirmou.
Todos os anos, Aloma prepara com carinho uma receita que é tradição em sua família: o pavê de amendoim (leia detalhes abaixo). “Meus filhos esperam ansiosos pelo pavê, tornou-se nossa sobremesa natalina”, contou, com um sorriso que reflete o amor pelos momentos partilhados à mesa.
Entre tantos Natais vividos, um em especial está em sua memória: o de 2014, o último como a presença da avó, Madalena. “Ela sempre reunia a família para os momentos de fé e celebração”, lembrou Aloma, emocionada.
Para a família, essa lembrança da avó simboliza a união e a fé que marcam o Natal. Os momentos de oração e partilha continuam sendo uma forma de manter vivas as memórias de quem já partiu, reafirmando o verdadeiro sentido da celebração.
Outro momento especial para a família foi poder celebrar o Natal na casa reformada, fruto de muito esforço e dedicação. “Receber a família aqui, ver todos reunidos, é uma das maiores bênçãos do Natal. A casa ganha vida com cada sorriso e partilha ao redor da mesa”, destacou Aloma.
“Na rotina do dia a dia, tantas coisas acontecem. Meu desejo é de paz e amor na minha família e paz no mundo. Chega de guerras, queremos com a chegada de Jesus Menino a paz no mundo”, desejou.
ORAÇÃO PARA A NOITE DE NATAL
Ó Pai, celebramos como família a festa do nascimento de Jesus. Nesta Noite Santa, contemplamos fervorosamente a Luz do Mundo, a vossa resposta viva à nossa mais elevada esperança. Sabemos, Senhor, que ceia de Natal é sinal de união entre nós, família aqui reunida. A luz do Salvador, nascido na manjedoura de Belém, também brilhe forte nos lares de nossos irmãos e irmãs de fé. Nós cremos que o nome mais sublime da nossa Esperança é Jesus. Vinde, adoremos! Bendito seja o nosso Salvador!
ORAÇÃO DIANTE DO MENINO JESUS
Ó Menino Jesus, sois o maior presente que o Pai do Céu nos deu. Nesta santa noite de Natal, derramai sobre nós e sobre todas as famílias as vossas divinas bênçãos. Que esta maravilhosa noite de Natal preencha nossos lares com a vossa paz, desperte em nós o testemunho vigoroso da fé, da alegria e da fraternidade, do amor de Deus e ao próximo. Que a vossa e nossa Mãe, a Virgem Maria, nos acompanhe em nosso peregrinar esperançoso rumo ao vosso Reino.
Amém!
PAVÊ DE AMENDOIM
Ingredientes:
200g de manteiga
200g de açúcar
1 caixa de creme de leite
150g de amendoim torrado e moído
1 xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de achocolatado em pó dissolvido em 1 xícara de chá de leite
200g de biscoito de maisena
Amendoim torrado a gosto para decorar
MODO DE PREPARO
Na batedeira, coloque 200g de manteiga e 200g de açúcar. Bata até virar um creme. Acrescente 1 caixa de creme de leite e 150g de amendoim torrado e moído. Bata até misturar. Em um recipiente, coloque uma camada do creme de amendoim. Misture 2 colheres de sopa de achocolatado em pó com 1 xícara de chá de leite. Umedeça os biscoitos de maisena na mistura. Faça uma camada de biscoitos. Repita as camadas de creme de amendoim e biscoitos. Molhe as bolachas na no guaraná e acrescente 5 gotas de essência de rum. Finalize com amendoim torrado a gosto. Leve para gelar por duas horas antes de servir.