Igreja no Brasil oficializa nova fase de missão no Haiti

Para que a ação missionária no país permaneça, as congregações femininas firmaram uma nova parceria

CNBB

Em missa no sábado, 17, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), foi oficializada a nova fase da missão de religiosos brasileiros no Haiti.

Em 2010, após o terremoto que devastou o país caribenho, a CNBB, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Cáritas Brasileira estabeleceram uma parceria para a criação do projeto missionário intercongregacional Nazaré, que, desde então, foi conduzido por congregações femininas, sendo que neste período 19 institutos e congregações femininas colaboraram com a presença de suas religiosas e a animação missionária no Haiti.

O prazo dessa parceria chegou ao fim em 2020. Para que a ação missionária no país permaneça, as congregações femininas firmaram uma nova parceria, agora sem a participação direta da CNBB e da CRB, pela qual a gestão do projeto será feita por uma comissão intercongregacional, constituída por cinco religiosas de diferentes congregações.

A iniciativa terá o apoio da Rede Missionária Intercongregacional Ad Gentes, constituída inicialmente com a adesão de cerca de 90 congregações religiosas, após a aprovação na 25ª Assembleia Eletiva da CRB Nacional, realizada em 2019.

Durante a missa do último sábado, Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário-geral da CNBB, exortou a todos que rezassem pelas irmãs em missão no Haiti e pelo momento que aquele país atravessa. Além de casos de COVID-19, os haitianos vivem dias de tensão após o assassinato do presidente Jovenel Moïse no dia 7 deste mês.

A celebração também foi em ação de graças pela construção de uma casa para a comunidade religiosa no mesmo bairro atingido pelo terremoto em 2010, que deixou mais de 300 mil mortos e milhares de desabrigados.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários