Grupo Comolatti mantém iniciativa que atende pessoas em situação de vulnerabilidade na zona Noroeste da cidade
O Grupo Comolatti inaugurou, no dia 8, o Instituto Comolatti, que atuará, principalmente, na área de Educação, proporcionando reforço estudantil para crianças entre 6 e 13 anos, no bairro de Taipas, zona Noroeste da capital paulista.
A criação do Instituto marca o centenário de nascimento do fundador do Grupo Comolatti – Evaristo Comolatti (1922-2005).
Entre as iniciativas do Instituto está o projeto educacional que proporciona o reforço estudantil com aulas de Português, Matemática e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para crianças e a capacitação profissional de suas famílias.
O Instituto firmou uma parceria com a associação privada de fiéis Aliança de Misericórdia para a realização das atividades que acontecem na Vila Cuore, espaço do movimento, situado na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 13.658, Jardim Taipas.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ana Lucia Del Carlo Comolatti, artista plástica e diretora social do Instituto Comolatti, enfatizou que está no DNA da família ajudar o próximo.
“O Grupo Comolatti sempre contribuiu de forma efetiva na promoção humana e social. Antes da pandemia, 80 instituições por ano, além de igrejas, eram beneficiadas com nossas ações sociais”, recordou.
A diretora ressaltou que a COVID-19 evidenciou a falta de recursos na área da Educação no País: “Com as escolas fechadas, muitas crianças, sobretudo as mais carentes, ficaram sem acesso à aprendizagem. A partir dessa realidade nasceu a ideia de criar o Instituto e oferecer reforço escolar às crianças”.
Além das aulas de reforço no contraturno escolar, as famílias são beneficiadas. “Cada família recebe do Instituto uma cesta básica e um vale de R$ 300,00, para garantir acesso a alimentação e incentivo aos estudos”, detalhou.
Ana Lucia falou sobre a importância de ajudar as crianças a se qualificar profissionalmente. “Um dia na semana, as crianças participam de uma aula na padaria, já pensando em introduzi-las e profissionalizá-las”, afirmou.
A diretora ressaltou que o Instituto planeja aumentar, em breve, o número de vagas de 50 para 150. “Neste momento pandêmico, a Educação é nossa prioridade, e várias crianças estão à espera por essa oportunidade”, enfatizou.
PARCERIA
A Aliança de Misericórdia, instituição com a qual o Instituto Comolatti firmou parceria, foi fundada em 2000, e nasceu da inspiração dos missionários italianos Padre Antonello Cadeddu, Padre João Henrique Porcu e a Irmã Maria Paola do Cordeiro Imolado, com a missão de propagar o amor misericordioso de Deus, sobretudo aos mais pobres e abandonados.
A Vila Cuore, espaço do movimento situado no Jardim Taipas, é o local onde as aulas de reforço escolar e os cursos de profissionalização acontecem. Em 2018, o projeto “Mãos à Obra” ofereceu aulas de Gastronomia com chefs voluntários a jovens da periferia de São Paulo. Além disso, na Vila Cuore já acontecem cursos gastronômicos e há uma cozinha industrial e todos utensílios necessários para as aulas.
“É um lugar de educação, formação profissional, apoio, proteção e prevenção, oferecendo um espaço atrativo e humanizado de educação, convivência e profissionalização”, disse Ana Beatriz Hauptmann (Bia), diretora de Desenvolvimento Social e membro da Aliança de Misericórdia.
Bia ressaltou ainda que a parceria é uma forma de abranger ainda mais as realidades da região: “Uma forma de unir e capacitar crianças e suas famílias, devolver a esperança e a dignidade a todos, pois a misericórdia de Deus alcança a todos”, completou.
Rita de Cássia Fernandes Novaes é uma das beneficiadas com o curso de Gastronomia na Vila Cuore: “Fiz o curso em 2019 e fiquei encantada com as possibilidades gastronômicas. Depois, fui contratada para trabalhar na área. O curso me proporcionou muito além do emprego, me devolveu dignidade”.
FAZER O BEM
Padre Rodrigo Custódio Andrade Ramos, sacerdote da Aliança de Misericórdia, destacou que a entidade atende três comunidades da região extremamente carentes: Jardim Botuquara, Jardim Rincão e Parque Taipas.
“Uma realidade permeada pela pobreza extrema. A parceria com o Instituto Comolatti abre as portas da esperança para muitas crianças se dedicarem aos estudos”, disse o Sacerdote, pontuando que os recursos financeiros do Instituto visam a viabilizar as ações junto às crianças e suas famílias.
“O Instituto Comolatti vem para coroar os muitos trabalhos realizados pela família Comolatti nos vários segmentos da sociedade há décadas para o progresso social”, disse, recordando que o Grupo Comolatti já atua há mais de duas décadas em projetos da Aliança de Misericórdia.
Sérgio Comolatti, presidente do Grupo Comolatti, enfatizou que “há muito a ser feito, mas dar este passo é uma forma de renovar o comprometimento do Grupo Comolatti em busca de uma sociedade mais igualitária, mais inclusiva”. Ele enfatizou que o “Instituto Comolatti já nasce com a vontade e a colaboração de muitas pessoas do bem, que juntas, têm um poder ainda maior de transformar”.
DEPOIMENTOS DE CRIANÇAS ASSISTIDAS
Pedro, 13 anos
“As aulas de reforço escolar estão me ajudando muito. Minha família está sendo bem alimentada graças à ajuda do Instituto. Meu sonho é ser médico e estou tendo a oportunidade de, por meio do reforço escolar, lutar pelo meu sonho.”
Marina, 9 anos
“Nas aulas na minha escola, não consegui aprender a ler. Graças às aulas de reforço, hoje já estou conseguindo ler.”
Kenedy, 11 anos
“O projeto ajudou muito a mim e minha família. Meu sonho é ser veterinário para cuidar dos animais.”
O GRUPO COMOLATTI
O legado do Grupo Comolatti começou a ser construído em 1948, quando Evaristo Comolatti, imigrante italiano, chegou à cidade de São Paulo. O sonho de abrir um grande negócio no segmento automotivo o levaria a inaugurar no bairro da Mooca, em 1957, uma revendedora de autopeças e oficina, a Evaristo Comolatti & Cia. Ltda. Há 65 anos, o grupo atua desde a distribuição de autopeças e a comercialização de veículos até a alta gastronomia e no setor imobiliário. Entre os projetos sociais, destacam-se o investimento em Ciência, Cultura e Educação, restauração de sinos de Igrejas brasileiras e estrangeiras, revitalização de praças italianas em São Paulo, investimento em esporte, eventos beneficentes entre outros.
Eu fico tão feliz por fazer parte do grupo Comolatti
Gostaria de participar