Julho Neon: campanha alerta para cuidados com a saúde bucal

Sinog

Você costuma ir regularmente ao dentista? Mesmo o Brasil sendo o país com maior número de cirurgiões-dentistas do mundo, 390 mil, segundo os dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), cerca de 14 milhões de pessoas acima dos 18 anos perderam os dentes, o que representa 8,9% da população brasileira, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Relatório Global de Saúde Oral da Organização Mundial da Saúde (OMS), 34 milhões de brasileiros já haviam perdido pelo menos 13 dentes, conforme dados de 2022. Em todo o mundo, 3,5 bilhões de pessoas são afetadas por doenças bucais, mas menos da metade da população procurou o dentista no ano passado.

Desde 2021, a campanha Julho Neon tem o intuito de conscientizar os brasileiros sobre o cuidado com a saúde bucal. O movimento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog), que reúne ONGs, profissionais dentistas, planos odontológicos e pacientes.

Este ano, a campanha tem com lema “Salve o Sorriso Brasileiro”, e já são mais de 80 milhões de pessoas impactadas por ela, além de R$ 100 mil em doações para ONGs.

VOLTAR A SORRIR

“Melhorar a saúde bucal dos brasileiros requer esforço, comprometimento e responsabilidade. Deve ser uma ação conjunta entre os diversos protagonistas do mercado e da sociedade. Ainda falta muito para que todos tenham acesso a tratamentos dentários de qualidade”, destacou Roberto Cury, presidente da Sinog, em entrevista ao O SÃO PAULO.

Cury ressaltou que a campanha tem a missão de conscientizar as pessoas de todas as idades, visando a chamar a atenção para os cuidados bucais adequados e o acesso aos serviços odontológicos.

“A saúde bucal precisa ser levada em conta desde a infância com os cuidados básicos: escovação, uso de fio dental, alimentação saudável e visita periódica ao dentista”, disse, mencionando que o Julho Neon quer resgatar o sorriso da população. “Muitas pessoas não sorriem por causa de cáries, falta de dentes – e as ações realizadas proporcionam acesso gratuito a, por exemplo, restauração ou prótese dentária”, disse, lembrando que quanto mais pessoas cuidarem desse aspecto da saúde, menor será a incidência de problemas bucais.

Durante o mês de julho, houve a iluminação de monumentos, iniciativas sociais e o apoio de operadoras e profissionais da odontologia, a fim de encorajar a higiene oral adequada e o acesso aos serviços odontológicos, além do Odontomóvel que percorreu comunidades carentes levando informação e atendimentos gratuitos.

ODONTOMÓVEL EM PARAISÓPOLIS

No dia 21, o Odontomóvel Julho Neon chegou à comunidade de Paraisópolis, zona Sul de São Paulo, com atendimento odontológico gratuito para 67 pessoas. Uma equipe de profissionais proporcionou assistência odontológica dentro de uma van equipada, levando cuidados de saúde bucal para aqueles que não possuem acesso ao serviço. Os moradores receberam kits, contendo escovas, pasta de dente e fio dental.

Iniciativas como estas ajudam a proporcionar que mais brasileiros cuidem da saúde bucal. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), mais de 31 milhões de pessoas têm planos odontológicos. O orçamento destinado para tratamentos bucais da população brasileira é de R$ 1,4 bilhão; e 40 milhões de atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

BARCO DA SAÚDE

Desde 2011, a Organização Doutores das Águas oferece atendimento médico e odontológico aos ribeirinhos da Amazônia em um barco-hospital adaptado para chegar a comunidades remotas e com tripulação de profissionais voluntários de todo o Brasil. A instituição é uma das entidades parceiras do Julho Neon.

São cerca de 2 mil quilômetros percorridos nas bacias dos Rios Negro e Madeira para atender a 35 comunidades ribeirinhas. As expedições já registram a marca de 10.864 atendimentos odontológicos e 733 próteses entregues. Com isso, 30% da população ribeirinha não tem mais cárie.

Órida Fier Girotto, voluntária e coordenadora administrativa, enfatizou que a expedição acontece uma vez ao ano e que mais de 30 voluntários se empenham em cuidar da saúde bucal dos ribeirinhos. “No início das ações, o número de extrações dentárias era alta. Agora, com maior conscientização, as demandas se concentram em restaurações”, afirmou.

Uma das atendidas foi Rubia Jardim, que procurou o barco ao saber do serviço gratuito. “Fiz o tratamento de canal e recebi uma prótese para os meus dentes da frente. Todo ano, sou atendida e diariamente cuido dos meus novos dentes”, disse.

A ribeirinha Artemízia de Nazaré Brazão contou que sua filha de 8 anos tinha muito medo de ir ao dentista. “Ela foi atendida pela equipe dos Doutores das Águas e voltou sorrindo, falando que precisava cuidar bem dos dentes, e que isso era muito importante”, recordou.

CUIDE BEM DA SUA SAÚDE BUCAL

  • Escove os dentes corretamente após cada refeição e antes de dormir;
  • Após cada escovação, utilize o fio dental;
  • Evite o consumo excessivo de doces e outros acúcares;
  • O uso de cigarro e de bebidas alcoolicas também ajuda a danificar os dentes;
  • Se você utiliza prótese, certifique-se de que ela esteja bem ajustada à gengiva;
  • Visite o dentista periodicamente;
  • O bom cuidado da saúde bucal evita problemas como cárie, aftas, gengivite, mau hálito, tártaro e placas bacterianas. 

Fonte: Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários