Morre Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel (PR)

Prelado de 66 anos estava hospitalizado desde fevereiro com complicações da COVID-19

O Arcebispo Metropolitano de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos, morreu nesta quinta-feira, 11, vítima de complicações da COVID-19. 

Dom Mauro estava internado desde o dia 16 de fevereiro, após apresentar sintomas característicos da doença. Ele recebia oxigênio e seguia em observação. Devido ao agravamento da doença, o Arcebispo precisou ser entubado na madrugada de 19 de fevereiro.

O Metropolita estava se recuperando bem, razão pela qual, no dia 27 de fevereiro, os médicos retiraram a sedação. No entanto, seu estado de saúde se agravou e, na última terça, 9, ele foi novamente entubado, mas não resistiu.

Funeral

O velório e o sepultamento de Dom Mauro serão restritos ao clero e familiares,  na Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Durante a noite, após a chegada do corpo, haverá missa a cada duas horas, transmitidas pelas mídias digitais.

A última celebração de exéquias será na sexta-feira, 12, às 9h, presidida por Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina (PR). O sepultamento será em seguida, no Cemitério Central.

Biografia e ministério

Dom Mauro nasceu em 9 de novembro de 1954, na cidade de Fartura (SP). Foi ordenado sacerdote em 13 de maio de 1984, em Jacarezinho (PR), onde exerceu sua missão como Padre. Foi também reitor do seminário de Jacarezinho, chanceler da Cúria Diocesana, membro do colégio dos consultores da diocese e pároco da Catedral de Jacarezinho.

Em 14 de agosto de 1998, foi nomeado Bispo Coadjutor de Campo Mourão (PR) por São João Paulo II, tornando-se bispo titular em 21 de fevereiro de 1999. Em 31 de outubro de 2007, foi nomeado Arcebispo de Cascavel pelo Papa Bento XVI.

Dom Mauro também foi Administrador Diocesano de Umuarama (PR) entre 9 de maio e 13 de dezembro de 2002. Foi vice-presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de março de 2012 a julho de 2014, quando foi eleito presidente do Regional, cargo que exerceu até maio de 2019.

Bispos vítimas da COVID-19

Aos 66 anos, Dom Mauro Aparecido dos Santos é o quarto bispo da Igreja no Brasil que perde a vida por causa da COVID-19 desde o início da pandemia. O caso anterior foi o do Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, que faleceu no dia 13 de janeiro. Além dele, também foram vítimas fatais da doença Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares (PE), faleceu em 18 de julho, aos 57 anos de idade, e Dom Aldo Pagotto, Arcebispo Emérito da Paraíba, que morreu em abril aos 70 anos.

(Fonte: CNBB e Arquidiocese de Cascavel)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários