Papa nomeia Cardeal Sergio da Rocha como membro da Congregação para os Bispos

A Congregação é um dos principais organismos da Cúria Romana

Arquidiocese de Brasília

O Papa Francisco nomeou o Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Sergio da Rocha, como membro da Congregação para os Bispos, na manhã da quinta-feira, 4. Na ocasião, também foi nomeado para a mesma função o cardeal americano Joseph William Tobin, de Newark.

“Recebo esta nomeação com humildade e gratidão ao Papa Francisco, esperando contar com a graça de Deus e as orações de todos, para poder cumprir de modo fiel e generoso esse serviço à Igreja”, afirmou o Cardeal Dom Sergio da Rocha a Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos. Portanto, tem um campo de atuação vasto e de especial importância na Igreja.

“A nomeação representa um gesto de bondade do Papa em relação a mim e, sobretudo, de grande estima e consideração pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil. A nomeação para ser membro da Congregação para os Bispos não é uma honraria, mas sim um serviço muito exigente que sou chamado a prestar à Igreja, a pedido do Papa, continuando minha missão de Arcebispo de Salvador”, completou Dom Sergio.

O atual prefeito da Congregação para os Bispos é o cardeal canadense Marc Ouellet e o Secretário é o bispo brasileiro Dom Ilson Montanari. É importante recordar que Dom Lucas Moreira Neves, que foi Arcebispo de Salvador de 1987 a 1998, desempenhou o ofício de prefeito da Congregação para os Bispos.

(Com informações de Arquidiocese de São Salvador da Bahia)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter