É pecado trocar a missa dominical pela de sábado?

A dúvida que dá título a este texto me foi enviada pela Helena da Silva, de Guarulhos (SP). Minha irmã, não é de hoje que a missa do sábado à tarde serve como missa de preceito, tanto que em todas as nossas paróquias as missas de preceito, as dominicais, começam a ser celebradas já no sábado.

Agora, é bom ouvir a Igreja. Ela nos ensina no Catecismo, no número 2181 que “a Eucaristia dominical fundamenta e sanciona toda a prática cristã. É por isso que os fiéis estão obrigados a participar na Eucaristia nos dias de preceito, a menos que estejam dispensados, por motivo sério (por exemplo, uma doença, a obrigação de cuidar de crianças de peito) ou pelo seu pastor. Os que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem um pecado grave”.

Isto é o mesmo que dizer que quem faltar deliberadamente ao preceito dominical não pode voltar a comungar na missa do domingo seguinte sem se confessar, conforme diz o Catecismo da Igreja Católica.

Então, minha irmã, ir à missa aos sábados para cumprir um preceito não é pecado. Pecado é não ir à missa nem no sábado, nem no domingo, revelando com isso uma desatenção para com a Eucaristia, que é o centro de toda a vida cristã.

Um abraço. Fique com Deus.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários