Acolher o Reino de Deus

Na Eucaristia, celebramos, por seu mandado e em sua memória, a plenitude da vida, o dom de Cristo. Na mesa eucarística, o Senhor nos alimenta com a sua Palavra e com o seu Corpo e Sangue. Estamos no primeiro domingo deste mês de outubro, e, no ano dedicado à oração como preparação ao Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”, somos convidados a intensificar a participação na missa e a oração pela missão evangelizadora da Igreja. Sabemos que, como Igreja que somos, e obedientes à Palavra do Salvador, devemos elevar a Deus, em cada celebração eucarística e litúrgica, a insistente invocação: “Venha a nós o vosso Reino”. Na oração incessante e na Eucaristia, somos chamados a ser peregrinos missionários da esperança, a caminho da vida plena em Cristo, no eterno banquete preparado por Deus para todos nós. 

A Palavra de Deus nos ilumina e conduz. Na primeira leitura do 27º Domingo do Tempo Comum (Gn 2,18-24), somos levados ao grande mistério do amor de Deus revelado na família, ou seja, uma relação de amor e de complementaridade entre duas pessoas. De fato, “não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. Aqui se evidencia o projeto de Deus, o seu Reino, no ideal das relações humanas no mundo criado, como parte da revelação de seu amor pelas criaturas. Ser uma só carne significa estar em comunhão um com o outro; homem e mulher os criou, sob o reconhecimento de igual dignidade. 

No Evangelho (Mc 10,2-6), ao ser questionado, Jesus responde baseado nas Escrituras e resgata a dignidade das mulheres, afirmando a igualdade entre ambos – homens e mulheres – em seus direitos e deveres. O projeto original de Deus é claro: “Desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher”. Logo: “O que Deus uniu, o homem não separe”. A dureza de coração indica insensibilidade e indiferença diante dos ensinamentos divinos e da realidade humana. A indissolubilidade do Matrimônio deve ser entendida com profundidade, na perspectiva de um processo de relação entre duas pessoas, unidas pela comunhão no amor, na fé e na vida. Desse modo, como Jesus nos ensinou, somos convidados à fidelidade ao projeto de Deus sobre a vida e a família, e a um acolhimento amoroso, principalmente aos excluídos e discriminados. Essa atitude se revela tão bela e carinhosa na acolhida das crianças, pois delas é o Reino de Deus. O gesto de Jesus demonstra a acolhida fraterna e amorosa dos mais pobres, pequenos e vulneráveis, como parte do projeto de Deus revelado na história. Como bem nos recorda a segunda leitura desse mesmo 27º Domingo do Tempo Comum (Hb 2, 9-11), “Ele não se envergonha de os chamar irmãos”. 

Estamos iniciando o mês missionário. Todos somos discípulos missionários de Jesus Cristo. Eis o que nos diz o Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2024, a ser celebrado no próximo dia 20 de outubro, um convite a um novo movimento missionário: “E não esqueçamos que todo o cristão é chamado a tomar parte nesta missão universal com o seu testemunho evangélico em cada ambiente, para que toda a Igreja saia continuamente com o seu Senhor e Mestre rumo às ‘saídas dos caminhos’ do mundo atual. Oxalá todos nós, batizados, nos disponhamos a sair de novo, cada um segundo a própria condição de vida, para iniciar um novo movimento missionário, como nos alvores do Cristianismo”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários