‘Não fiz a 1ª Comunhão, mas gostaria de comungar. Como resolver?’

O Francisco, de Carapicuíba (SP), conta que vai à missa frequentemente. “Mas não comungo, porque não fiz a 1a Comunhão. Como posso resolver isso?”, ele pergunta.

Francisco, você não sabe o que está perdendo por não comungar! Sim, eu sei que você até já sabe que na comunhão você recebe Cristo, presente em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, no sacramento da Eucaristia. Fico feliz, meu irmão, porque você respeita a Eucaristia e não vai comungar porque não se sente preparado.

Francisco, eu garanto que, se você for bater um papinho com o padre de sua paróquia, ele vai resolver isso, indicando um catequista para prepará-lo para a Santa Comunhão. Fé você já tem, tanto que vai à missa. Falta-lhe, então, uma preparação mais profunda para entender, crer e receber Jesus Sacramentado, na Santa Comunhão.

Não se envergonhe de dizer ao padre que não fez a 1a Comunhão. Não se envergonhe de não se achar preparado para comungar. Eu pessoalmente acho que tem muito mais valor diante de Deus uma pessoa que não comunga porque não se sente preparada do que uma pessoa que vai comungar sem nenhuma devoção, sem nenhuma compreensão do mistério de amor que é a presença de Cristo na Eucaristia.

Coragem, então, meu irmão. Tenho certeza de que você vai sentir uma grande alegria em receber Jesus sacramentado depois de uma preparação feita. Fale com o padre, peça à turma da Catequese de sua paróquia que o ajude. E, quando fizer a sua 1ª Comunhão, mande um recadinho pra mim!

1 comentário em “‘Não fiz a 1ª Comunhão, mas gostaria de comungar. Como resolver?’”

  1. Sinto envergonhada após ler a resposta do padre Cido Pereira. Sou batizada, mas não tenho a primeira comunhão, de criança frequentava a igreja, depois de mudar da casa de minhas avós perdi esse hábito. Andei por caminhos tortuosos, troquei meu Jesus por outras entidades, como me arrependo. Voltei a frequentar a igreja em 2013, mas sempre faltando alguns Domingos da casa do pai. Hoje com 58 anos, de licença médica comecei a escutar padre Léo e pesquisar sobre anjos e a eucaristia,( 2009 ganhei uns CDs do padre e adorei sua pregação. Presente de um adultério)pra minha surpresa mais um pecado mortal pra minha vida. Eu não sabia que eu não podia comungar….se o erro de receber corpo e sangue de Cristo fosse só a comunhão…. Meu Deus quanto pecado em mim…

    Responder

Deixe um comentário