Confira nossa versão impressa

A mulher não pode ir à igreja de calça comprida?

A Maria Neusa tem uma colega evangélica que diz que as mulheres não devem usar calça comprida, porque isso é para os homens. “Existe isso na Bíblia? Onde?”, ela pergunta.

O jeito de se vestir varia com o tempo e com as culturas e, muitas vezes, é imposto pela moda. No caso da calça comprida, por exemplo, a afirmação de que ela é uma vestimenta unicamente masculina não corresponde à verdade. Tanto que as calças compridas masculinas e femininas se diferem no corte, no formato, nas cores, na combinação com outras vestes.

É bom que a gente pense ainda, Maria Neusa, que o jeito de se vestir é influenciado também pelo clima e pelos diferentes papéis exercidos pelo homem e pela mulher. Num clima frio, a roupa é mais fechada, mais pesada; num clima quente, a tendência é que ela se torne mais leve. No exercício profissional também há formas diferentes de se vestir. E, mesmo no correr do ano, há roupas para as diferentes estações.

Agora vamos à Bíblia. O que a Bíblia reprova é a mulher se vestir de homem e o homem se vestir de mulher, e não a roupa em si.

Tudo isso que eu estou falando, Maria Neusa, é para dizer a você que a Bíblia não indica nenhum tipo de roupa para homem, tampouco para mulher. A Bíblia só quer preservar a identidade destes dois seres, as mais perfeitas criaturas que saíram das mãos de Deus, homem e mulher feitos um para o outro, os dois diferentes na estrutura física, na visão do mundo, na sensibilidade, mas que se completam numa relação de amor.

Muitas vezes, ao ler a Bíblia, nós temos que ir além do texto escrito para encontrar a verdade que está sendo anunciada por trás das palavras. Ficar apenas na letra é correr o risco de mergulhar em um fundamentalismo perigoso e doentio. Maria Neusa, use calça comprida à vontade e ame a Deus com o coração de uma mulher cristã e de muita fé.

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Sobre o terrorismo que destruiu templos católicos no Chile

Acordei com as cenas de uma igreja chilena ardendo em chamas. Em nome de ideologias, jovens terroristas...

Solenidade de Todos os Santos

Celebrando Todos os Santos e os Fiéis Defuntos, respectivamente, pedimos a intercessão da Igreja que já triunfa no Céu e oferecemos sufrágios...

Escolas comunitárias: um direito dos pais na educação de seus filhos

No dia 15 de outubro de 2020, o Papa Francisco enviou uma mensagem a todos os líderes mundiais envolvidos com a educação...

Comunhão dos Santos

Ao longo deste mês de outubro, o nome de Carlo Acutis – beatificado no último dia 10, em Milão, na Itália –...

Papa Francisco reconhece martírio e virtudes heroicas de brasileiros

Nesta quarta-feira, 28, foram publicados os decretos da Congregação para a Causa dos Santos autorizados pelo Papa...

Newsletter