Como se explicam os sacrifícios de animais descritos na Bíblia?

Cecília Carvalho, de Carmo do Rio Claro (MG), afirma que ficou chocada com o sacrifício de animais, descrito no capítulo 29 do livro do Êxodo. “Padre, Deus pedia essas práticas?”, ela pergunta.

Cecília, este texto do capítulo 29 do livro do Êxodo fala de como os sacerdotes deveriam agir no templo ao oferecer os sacrifícios a Deus. Você afirma ter ficado impressionada e ter tido até pesadelos. Entretanto, Cecília, quando você come um belo bife em sua casa ou faz um churrasco com os amigos, você sente a mesma coisa? Os animais, portanto, são mortos e cortados em pedaços para nos alimentar.

Lembre-se, Cecília, de que Deus colocou o homem na terra e lhe deu para seu alimento os frutos e os animais. Não há aí nenhum mal, desde que não pratiquemos crueldade com os animais, não os matemos por matar, não lhes causemos sofrimento, não os torturemos, não os deixemos sem água e alimento.

Veja, minha irmã, eram muitas as formas de sacrifício no templo. Havia o holocausto, em que o animal, após ser abatido, era queimado inteiramente, exceto o couro, como sinal de expiação pelos pecados.

Havia também um sacrifício para agradecer a Deus e entrar em comunhão com Ele: parte da carne era oferecida a Deus e queimada; outra parte ficava para o sacerdote. A terceira parte, enfim, era do ofertante, que a comia com a família e os convidados.

Os animais oferecidos a Deus deviam ser perfeitos e só se ofereciam aqueles cujas carnes pudessem ser comidas.

Você se lembra do que aconteceu logo depois que Jesus nasceu? José e Maria, em ação de graças, o apresentaram no Templo e ofereceram a Deus um casal de pombinhos. Pois é, este era o sacrifício dos pobres, uma vez que os ricos ofereciam bois, ovelhas, carneiros.

É preciso lembrar, porém, minha irmã, que, graças a Deus, a Bíblia rejeita os sacrifícios humanos. Lembre-se de que Deus não quis o sacrifício de Isaac, que Abraão estava disposto a fazer. E, para terminar, não se esqueça do que disse o apóstolo Paulo: agora não precisamos mais do sacrifício de animais. Fomos lavados e redimidos pelo sangue de Jesus, o Cordeiro pascal.

guest
26 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Silvana
Silvana
3 anos atrás

Sou protestante e gostei muito da explicação. Deus abencoe a todos nos concedendo entendimento de sua Palavra. Agradeço a postagem.

SAMUEL ALMEIDA DE AQUINO
SAMUEL ALMEIDA DE AQUINO
3 anos atrás

Padre Cido Pereira, parabéns, pela bela explicação. A dedicação na leitura e estudo da Bíblia nos torna mais íntimos do Senhor Deus, passamos a entender os propósitos dos eventos narrados Nela de forma que nossa fé não se baseia somente na emoção, mas, no conhecimento da Soberania e Grandeza do Criador de todas as coisas. Sou Presbiteriano, agradeço a Deus pela sua vida Padre Cido. Forte abraço.

Mickael
Mickael
3 anos atrás

Eu posso fazer um sacrifício hoje com uma ovelha agradecendo Deus ? Ou virou pecado agora ?

REGINA
REGINA
3 anos atrás

Mickael, hoje não precisa mais sacrifícios de animais,porque Deus mandou seu único filho Jesus ,pra morrer por nossos pecados

REGINA
REGINA
3 anos atrás

Mickael,Deus mandou seu único filho pra morrer por nossos pecados,então não precisa mais sacrifícios de animais ,Jesus já se sacrificou por nós

Michael
Michael
2 anos atrás

Como posso fazer sacrifício a Deus agora sem mata um animal ??

SIMIÃO DE PAULA
SIMIÃO DE PAULA
2 anos atrás

Entender os sacrifícios no Antigo Testamento é muito proveitoso, porque nos permite conhecer a profundidade do que foi feito na Cruz, é como se Deus ao nos explicar sobre o sacrifício de Cristo dividisse o assunto em 5 partes para melhor entendimento,por isso é que são 5 tipos de sacrifícios

Pauo
Pauo
2 anos atrás

A verdade meus queridos, é que devemos fazer sacrifício a Deus sim. Mas não os de animais, mas de nós mesmos. Jesus disse: se alguém quiser me seguir neguei-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quando decidimos seguir a Jesus, decidimos ser praticantes da justiça e, buscar fazer a coisa certa não é fácil. Ou seja: deixar de falar palavrão, se controlar para não discutir com alguém, se esforçar para não se vingar de alguém que traiu a gente…etc. Com certeza, é como assistir um cordeirinho de um ano sendo sacrificado. E, vale lembrar que aquele animal, está tomando o lugar do mal feitor, ou seja, o enocente sendo punido por causa do culpado. Assim o culpado deveria se sentir ao ver um animal sendo degolado, despedaçado, e queimado em seu lugar. E então não praticar mais o mal.

Edenite Seixas
Edenite Seixas
1 ano atrás

Não aprovo essa prática não sei porque isso ainda existe estamos evoluindo acho que devemos ter só o amor verdadeiro 💘 de Jesus em nosso coração foi o que “Ele” mais ensinou e pediu para cada um de nós.

Cristina Rodovalho
Cristina Rodovalho
1 ano atrás

Fico me perguntando nos sacrificios matavam muitos animais……De onde vinham tantos já que os sacrificios eram diários……..Tenho essas dúvidas!