O Hisako, morador da Vila Diva, me escreveu dizendo que quando começa a rezar o Terço, sempre acende uma vela e a apaga ao terminar. “Mas ouvi de uma amiga que não é bom acender velas dentro de casa. Por quê?”, ele me escreve.
Meu irmão, primeiro: quem disse que para se rezar o Terço é necessário acender uma vela? Não, não é preciso. Espero que sua amiga tenha dito a você que não é bom acender velas dentro de casa porque é perigoso, pode provocar incêndio. Outras explicações seriam criações da cabeça das pessoas.
Acender velas tem sentido na Igreja, porque a vela lembra Cristo, a luz do mundo, que disse que quem o segue não anda nas trevas.
Acender velas tem sentido na Igreja porque a vela simboliza a fé, que, como uma chama, deve estar sempre acesa no nosso coração.
Nós temos que lembrar que a vela ilumina enquanto se consome, e Cristo foi uma vela que para nos iluminar se consumiu na cruz.
Outras explicações fora dessas, Hisako, são invenções a que não se deve dar crédito. E repito: dentro de casa é perigoso acender velas porque pode provocar um incêndio. Nada mais além disso.