Hoje respondo à dúvida da Maria da Silva, de São Mateus: “Padre, gostaria de saber se o voto de pobreza é feito por todos os sacerdotes? Fica a critério de cada um aderir ou não?”.
Minha irmã, os religiosos, isto é, os padres que pertencem a uma ordem ou congregação religiosa, renunciam aos bens deste mundo, pelo voto de pobreza; renunciam à sua vontade para querer só o que Deus quer, pelo voto de obediência; e renunciam à sexualidade humana, para amar todas as pessoas com um amor maior.
Os padres diocesanos não fazem votos. Eles fazem uma promessa solene de simplicidade de vida, obediência ao bispo e castidade, por meio do celibato. Mas sejam diocesanos, sejam religiosos, os padres são chamados a viver a pobreza, a obedecer ao superior, e renunciam à paternidade de poucos pela paternidade de muitos.
Não vive bem seu sacerdócio quem não faz as três renúncias. Vale dizer também que nenhum padre renuncia ao amor. O celibato e a castidade são assumidos em função de um amor maior.
Gostei da pergunta. Ela faz lembrar que ninguém é forçado a fazer um voto ou uma promessa. Votos e promessas são livremente assumidos. O sacerdócio que, para muitos, parece um fardo pesado é, na verdade, uma fonte de serena alegria.
Estava pesquisando para aula de catecismo, este poste me ajudou.
Obrigada
Conhecimento necessário para valorizar a vocação do homem que se propõe viver a missão do Sacerdote.
Gostei muito da matéria e seria muito legal realmente se na realidade fosse assim mesmo! Moro do lado de um Padre da igreja católica, e realmente não vejo simplicidade alguma nem na casa, nem no estilo de vida, vestes, carros e pasmem, ele vive uma relação homoafetiva, então a minha dúvida, a castidade por meio do celibato, é somente com mulheres? Podem viver uma vida conjugal com outros Homens ?
Era um católico praticante, amigo do Padre da igreja q frequentava, mas depois de um comentário de desprezo aos pobres da igreja q eu frequentava, o meu vizinho Padre da igreja católica fez comentário de desprezo aos Pobres, juntou com tudo q via desse meu vizinho Padre, uma vida regada de riqueza junto ao companheiro dele, então comecei a desacreditar da igreja católica, pois se um Padre q deve dar exemplo, faz tudo ao contrário! A vida que ele leva, não é condizente ao salário de um Padre