‘Posso ser madrinha de Batismo sem ter o sacramento do Matrimônio?’

É a Edith, do bairro do Morumbi, quem faz a pergunta. Minha irmã, se você é solteira, nada impede que você seja madrinha de Batismo de uma criança. Também uma pessoa que não é casada na Igreja pode ser padrinho ou madrinha de Batismo. Pense comigo, porém: você será uma madrinha muito mais perfeita, muito mais consciente, e poderá ajudar melhor seu afilhado ou sua afilhada, caso se case na Igreja.

Sabe, Edith, é muito triste quando um homem e uma mulher são convidados para ser padrinhos de uma criança e estão afastados da Igreja, ou vivem uma união que não foi santificada pelo sacramento do Matrimônio. Existem muitos padrinhos que acabam não sendo padrinhos verdadeiros, porque não podem ser pais na fé ou rejeitam o casamento na Igreja. Então, em vez de serem padrinhos, acabam apenas sendo testemunhas de que o Batismo aconteceu.

Por isso, minha irmã, se nada impede o seu casamento na Igreja, procure legitimar sua união diante de Deus. É claro que se você está vindo de uma primeira união, há todo um caminho a seguir para se verificar a legitimidade dessa união, no Tribunal Eclesiástico. A alegria que você vai sentir se casando na Igreja será imensa, e estará testemunhando um carinho muito maior para com o afilhado ou afilhada que você vai batizar. Se não ficou clara a resposta, não se acanhe. Procure seu pároco ou escreva pra gente. Deus a abençoe!

27 comentários em “‘Posso ser madrinha de Batismo sem ter o sacramento do Matrimônio?’”

    • Um dos mandamentos da lei de Deus é: não pecar contra a castidade. Considerado um pecado mortal. Pecar contra a castidade é justamente o fato de ter relação, sem matrimônio. Pecado sim.

  1. Acho um absurdo,os pais da criança podem ater serem todos fora da igreja,mas os padrinhos tem que ter todos sacramento quando muitos casais casado vivem no meio de discórdia,assim a igreja vai afastando seus fiéis.

    Responder
  2. Estou muito triste pq fui convidada (eu e meu esposo) para ser madrinha d 2 crianças (sobrinhas dele) mas pelos comentários estou imaginando que não será possível pois eu e meu esposo não somos casados na igreja
    Vivemos juntos a 10 anos (e muito felizes graças a Deus) mas só temos união estável

    Não acho que teria que ser assim… pq conheço tantos casados que não vivem bem ou que não tem fé . Enquanto alguns não foram casados mas são próximos de Deus e creem nele …. os pais perdem a oportunidade de escolher bons padrinhos pq não podem batizar pq não são casados na igreja … tbm acho que o casamento na igreja poderia ser realizado de uma forma mais “simples e facil” sem precisar de festas e todas as ” burocracias ” …. …

    Responder
    • Converse com o padre da sua igreja ,pode ser que aceite eu batizei meus sobrinhos não era casada no religioso mas expressamos a vontade de casar futuramente .o padre aceitou . Depois casamos pq foi desejo do nosso coração

    • A questão não é viver bem ou não. A questão é que infelizmente é pecado se não tem a benção de Deus. Se nada impede o matrimônio, pq não fazer.

    • E quem disse que pra casar na Igreja precisa de festa, basta que o casal faça o curso de formação e recebam esta maravikhosa benção de Deus. O importante é Santificar esta união, e se nada impede de você e seu esposo realizarem esta união, o por que não agir logo. Não é os pais que estão perdendo a oportunidade de escolher bons padrinhos, é você e seu esposo que estão deixando de ser maravilhosos padrinhos. Já que são pessoas de Fé, corram atras de santificar esta uniao. Deus esteja sempre com v

    • Tambm concordo com vc pois também estive neste dilema fui convidada para ser madrinha e não pude ir pq não sou casada na igreja .E eu acho enjusto pq eu sou catequista ajudo sempre na igreja e não pude ser madrinha me senti muito triste pq tudo q me pedem pra ajudar eu faco na igreja então é como se tudo q eu faco não adianta mesmo eu me dando bem com meu marido e participando da igreja

    • O casamento pode sim ser realizado de forma bem simples. É só você apresentar sua certidão de casamento civil, seus documentos pessoais, pagar uma taxa, fazer o cursinho de noivos, marcar a data, levar duas testemunhas, não precisa de roupas especiais, nem convidados, nem festa… podem receber o sacramento do matrimônio na capela do sacrário mesmo. Em meia hora vocês estão casados, recebem a graça santificante para a união de vocês e se tornarão uma só carne perante Deus.

  3. Tenho 2 bebês e procurei a igreja para batiza-los , convidei meus irmãos para serem padrinhos, porém por eles terem relacionamentos ( união estável) não consigo batiza-los , penalizando os bebês, pois ao meu ver padrinhos tem q ser pessoas próximas. Sou crismado e frequento regularmente a igreja . Antes não se cobrava tanto , inclusive sou padrinho de 4 crianças.
    Nesse mundo dificil , vejo q dessa forma a igreja só afasta as pessoas

    Responder
    • Caro Anthony, não é a Igreja que afasta… são as pessoas que se afastam da Igreja e não querem viver os sacramentos que Jesus instituiu… Todos os sacramentos estão nas sagradas escrituras. Padrinhos são como catequistas dos afilhados e precisam professar a mesma fé. Como vão dar testemunho se nem vivem os sacramentos? A Igreja não erra! Quem erra são as pessoas que querem que a Igreja mude para que as pessoas possam viver mais confortavelmente com seus pecados.

  4. Minha filha quer batizar minha neta no entanto a madrinha tem dois filhos do primeiro marido a qual o traiu , está com outro que tem outra mulher e diz que é presente de Deus . Ela pode ser a madrinha da minha neta?

    Responder
    • Se ela não vive em união com um homem, pode sim. Exemplo: se ela tem esse presente de Deus mas eles não moram juntos, ela mora sozinha , ela pode ser madrinha.
      Agora se ela morar junto com um homem, aí sim precisaria ser casada com esse homem

Deixe um comentário