‘Posso ser madrinha de Batismo sem ter o sacramento do Matrimônio?’

É a Edith, do bairro do Morumbi, quem faz a pergunta. Minha irmã, se você é solteira, nada impede que você seja madrinha de Batismo de uma criança. Também uma pessoa que não é casada na Igreja pode ser padrinho ou madrinha de Batismo. Pense comigo, porém: você será uma madrinha muito mais perfeita, muito mais consciente, e poderá ajudar melhor seu afilhado ou sua afilhada, caso se case na Igreja.

Sabe, Edith, é muito triste quando um homem e uma mulher são convidados para ser padrinhos de uma criança e estão afastados da Igreja, ou vivem uma união que não foi santificada pelo sacramento do Matrimônio. Existem muitos padrinhos que acabam não sendo padrinhos verdadeiros, porque não podem ser pais na fé ou rejeitam o casamento na Igreja. Então, em vez de serem padrinhos, acabam apenas sendo testemunhas de que o Batismo aconteceu.

Por isso, minha irmã, se nada impede o seu casamento na Igreja, procure legitimar sua união diante de Deus. É claro que se você está vindo de uma primeira união, há todo um caminho a seguir para se verificar a legitimidade dessa união, no Tribunal Eclesiástico. A alegria que você vai sentir se casando na Igreja será imensa, e estará testemunhando um carinho muito maior para com o afilhado ou afilhada que você vai batizar. Se não ficou clara a resposta, não se acanhe. Procure seu pároco ou escreva pra gente. Deus a abençoe!

Comentários

  1. BOa noite, Me Chamo Vanessa Jesus. Moro junto mais não podemos batizar minha sobrinha por que não somos casados. A minha pergunta é: Eu com meu irmão posso batizar minha sobrinha?

    Responder
  2. Boa noite,minha filha está cm 22 anos e resolveu fazer catequese pois querem se casar na igreja Católica, mais cm não foi batizada na igreja vai ter que ter batismo. Mais os padrinhos que ela escolheu moram junto a anos só não são casados na igreja. Mais sim são católicos vai a missas e eles tem crisma e comunhão ambos,e seus filhos também. Então como ela faz para ter direito que eles sejam seus padrinhos…

    Responder
  3. Estou indignada depois de toda preparação não madrinha não pode batizar acho engraçado viu vejo e vi muitos que são casado tudo direitinho mais bem se importa com a vida do afilhado achei os do meu filho eles fazerem tudo pelo meu filho dar conselhos falam de religião vai a missa são católicos batizado mais só pq casaram no civil pois as contação não permite pq não e barato a eles não pode batizar gente cai na real muitos aí tem tudo isso e não vale nada deixar se eles são católicos e são boas pessoa deixar eles batizarem pois muitas vez o casamento acaba tem brigas confusão e outras coisas a mais e aí como fica a cabeça da criança a e um coisa que não entendo

    Responder
  4. Pois é, minha filha está com este problema, quer a tia como madrinha de seu filho e não pode pq a tia não e casada no religioso. A madrinha da minha filha, casou no religioso, nunca frequentou a igreja e se separou devido a adultério. Não sei aonde está a lógica disso.

    Responder
  5. sou casada mas meu ex mora com outra mulher ele quer o divórcio para batizar uma criança mas eu não vou dar o divórcio ele. pode batizar o padre não vai perguntar nada porque ele tem que saber que ele está batizando com uma não vai pedir certidão de casamento.

    Responder
  6. Sou divorciado no civil, porém sou casado na igreja. A minha dúvida é: existe alguma forma de pedir um nulidade matrimonial? Já convivo com outra mulher e muitos amigos me convidam para apadrinhar o filho deles, e eu digo que não posso, por esse motivo. Alguém sabe responder?

    Responder
  7. Bom dia não concordo com isso fui casada hoje separada.divorciada,e não posso batizar.infelismente a igreja precisa se renova.por isso muitos estão se afastado e indo pra evangélica.pois a igreja católica esconde muita coisa de seus fies

    Responder

Deixe um comentário