Qual o significado da fração do pão antes do momento da comunhão?

A Rosângela Silva, moradora do bairro Cidade Tiradentes, me escreveu com a seguinte dúvida: “Gostaria que o senhor explicasse o momento da consagração na santa missa, quando o padre quebra a hóstia grande em duas partes e as molha uma a uma no cálice. Qual o significado de tudo isso?”.

Minha irmã, você está equivocada. Em nenhum momento o padre “parte a hóstia em dois pedaços” e depois os molha no vinho.

O único momento em que o padre parte o pão é antes da comunhão. Este rito se chama “Fração do Pão”, quando o sacerdote parte o pão eucarístico, relembrado o gesto de Jesus na Última Ceia. Você sabe: Jesus tomou o pão, deu graças e o partiu e o deu a seus discípulos dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo”.

Este gesto de fração ou de partir o pão significa que todos os fiéis pela Comunhão no único e mesmo Pão da Vida, que é Jesus, morto e ressuscitado, formam um só corpo.

Repare, Rosângela, que o sacerdote reparte o pão em duas partes e coloca um pedaço da hóstia no cálice. Para quê? Para significar a unidade do Corpo e do Sangue de Cristo na obra da salvação. É Cristo no seu Corpo e Sangue que realizou a salvação da humanidade.

Como você vê, minha irmã, tudo na liturgia da Igreja tem sentido, todo gesto do padre tem sua razão de ser, e fazer na liturgia os mesmos gestos que a Igreja prescreve é um sinal de unidade; não os fazer ou, pior ainda, inventar gestos só para aparecer, é pecar contra a unidade da Igreja.

Rosângela, toda pessoa que mergulha fundo no significado dos gestos litúrgicos para entendê-los, com certeza vai crescer muito na fé, porque vai descobrir que pelos gestos e palavras da missa, o sacerdote realiza o milagre de transubstanciar um pedaço de pão no Corpo de Jesus e um gole de vinho no Seu sangue redentor.

Fique com Deus, minha irmã, e que Ele abençoe você e sua família.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários