Se Cristo já remiu nossos pecados, ainda há o risco de não sermos salvos?

Hoje respondo a esta interessante dúvida do Luiz Antonio, da Vila Madalena: “Padre, se Jesus remiu nossos pecados, como o homem ainda pode ir para o inferno?”

É verdade, Luiz Antonio: Cristo remiu nossos pecados. Mas esta salvação de Jesus, embora gratuita, nos é oferecida e nós podemos aceitá-la ou recusá-la. Salvo engano, Santo Agostinho afirmou certa vez: “Aquele que nos criou sem nossa ajuda, não nos salva sem nosso consentimento”. Legal esta frase, não é mesmo? E ela exprime a verdade sobre a salvação, que é gratuita. Jesus não nos salvou por nosso merecimento, mas por sua infinita misericórdia. Mas nós podemos recusar a salvação, fazer por não merecê-la, podemos livremente fechar nosso coração a ela.

A recusa da salvação se expressa claramente no pecado que, de uma forma bem simples, podemos definir como um “não” livre e consciente a Deus.

Veja, Luiz Antonio: quando nós somos batizados, somos perdoados de todos os pecados. Tornamo-nos novas criaturas. Mas Jesus sabia que nossa fragilidade humana é imensa e que muitas vezes iríamos pecar.

Por isso, Ele instituiu o sacramento da Penitência, para reavermos a graça de Deus perdida com nossos pecados. É bom pensar no “inferno” como a solidão infinita, o distanciamento do Deus de Amor. Mas é bom pensarmos, também e sempre, que a misericórdia de Deus é infinita e que o nosso constante voltar-se para Ele nos recoloca no caminho de Deus, no caminho do céu.

Fique com Deus, Luiz Antonio. Que Ele abençoe você e a sua família.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários