‘Um padre pode celebrar um casamento fora da Igreja?’

O autor da pergunta preferiu não se identificar. Inicialmente, respondo que, claro, um padre pode celebrar casamentos fora da Igreja. Entretanto, há algumas observações a serem feitas. Há critérios que merecem atenção, normas a seguir e cuidados a tomar. Chamo a atenção para duas situações.

Imagine que, por uma questão de mobilidade e/ou saúde do noivo ou da noiva, uma enfermidade de um deles se torne inviável o casamento na Igreja. Nesse caso, não há problema: o padre pode ir à residência do nubente impossibilitado de andar e fazer o casamento. Outra situação: a diocese pode permitir, havendo razões viáveis, que se celebre o Matrimônio em uma capela, chamada oratório particular.

O grande problema que levou a Igreja a proibir casamentos em buffets e salões de festas foi o desrespeito à sacralidade do sacramento. Não raras vezes, pais, padrinhos e convidados iniciam a festa antes da celebração, continuam durante a celebração e depois dela, sem nenhuma atenção para com o momento sagrado na vida do casal de noivos. E se montam espetáculos em que o que menos importa é que cada nubente se entrega ao outro.

Eu, pessoalmente, pergunto-me por que trocar o ambiente sagrado de um templo por uma chácara ou sítio? É triste ver noivos católicos imaginando loucuras para seu casamento, procurando buffets e chácaras, como se quisessem um cenário para um filme de casamento.

Aproveito para fazer um alerta com respeito à indústria do Matrimônio. Alguns desses buffets e chácaras, diante da recusa da Igreja em celebrar o casamento em suas dependências, colocam leigos fantasiados de padres para fazer a cerimônia, que pode ser tudo, menos a celebração de um sacramento. Sem contar casamentos de segunda união, em que um dos noivos, já casado, precisa dar satisfação à família de seu novo cônjuge.

Diante disso tudo, que os noivos verdadeiramente cristãos fiquem atentos.

Colunas Relacionadas

‘Um padre pode celebrar um casamento fora da Igreja?’

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Assine nossa Newsletter