Aos 90 anos, morre o Padre Roque Schneider, SJ, ex-diretor nacional do Apostolado da Oração

A Província dos Jesuítas do Brasil comunicou na manhã do domingo, 26, o falecimento do Padre Roque Schneider, SJ, ocorrido na madrugada do mesmo dia na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, na zona Sul de São Paulo (SP), onde o sacerdote residia desde 2013.

Foto: Arquivo Jesuítas

Padre Roque, que foi diretor nacional do Apostolado da Oração, comemorou 90anos de idade em 14 de janeiro, e completaria 71 anos de Companhia de Jesus em 28 de fevereiro próximo.

O corpo do Padre será velado na Capela da Comunidade Nossa Senhora da Estrada (Rua Divinópolis, 545, na Vila Brasilina, em São Paulo), das 13h às 16h. O sepultamento será realizado, às 17h, no jazigo dos jesuítas no Cemitério Santíssimo Sacramento (Avenida Dr. Arnaldo, 1200, bairro do Sumaré).

AMPLOS SABERES À SERVIÇO DA IGREJA

Padre Roque nasceu em Cerro Largo (RS), em 1933. Ele ingressou no noviciado dos Jesuítas, em Pareci Novo (RS), e fez toda a formação inicial, a exceção do Noviciado e Magistério, na cidade gaúcha de São Leopoldo, onde foi ordenado em 7 de dezembro de 1964. Realizou seus estudos de Letras Clássicas, Filosofia e Teologia com os padres jesuítas.

O sacerdote estudou Jornalismo e Cinema, tendo ampla atuação nos meios de Comunicação e sendo autor de inúmeros artigos e aproximadamente 160 livros. Além disso, realizou cursos de Comunicação no México, em Roma e na Inglaterra.

Padre Roque foi diretor nacional do Apostolado da Oração por dois períodos: de 1978 a 1984 e de 1992 a 2006, épocas em que visitou muitas cidades do Brasil e de outros países.

Também ganhou notoriedade pelos programas que apresentou na Rede Vida de Televisão e nas rádios Aparecida, Evangelizar é Preciso e Imaculada Conceição. Padre Roque também foi membro da Academia Cristã de Letras e do Instituto Histórico, em São Paulo.

Desde 2018, devido às suas limitações físicas, já estava com atividades reduzidas e que foram diminuindo pouco a pouco.

MANIFESTAÇÕES DE PESAR

Na nota em que informa o falecimento, a Província dos Jesuítas do Brasil manifesta sua solidariedade “com os familiares do Padre Roque Schneider, jesuítas e amigos. Rezemos por esse nosso irmão”.

Pelas redes sociais, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, recordou toda trajetória do Padre Roque e rezou para que “Deus lhe conceda a graça da eternidade feliz!”

Também pelas redes sociais, a coordenação nacional do Apostolado da Oração recordou os feitos dos Padre Roque: “Rezemos por seu descanso eterno e que ele continue a interceder a Cristo pela Rede Mundial de Oração do Papa no Brasil”.

EVANGELIZAR COM CONTEÚDO E SENDO UM CRISTÃO ALEGRE

Em março de 2013, por ocasião do 7o Encontro Nacional do Apostolado da Oração, realizado na capital paulista, Padre Roque Schneider, à época Assiestente Espiritual do Apostolado na Arquidiocese, conversou com a reportagem do O SÃO PAULO.

Dirigindo-se aos associados do Apostolado, lembrou que algumas atitudes jamais devem deixar de ser feitas por eles, tais como assumir as ações com criatividade, aprofundar a reflexão bíblica e teológica do Sagrado Coração de Jesus, dar atenção aos enfermos e idosos e atrair a juventude.

“Ter conteúdo é importante, bem como ser um cristão alegre, um cristão criativo e não que repete a mesma coisa, que sempre se forma. Hoje, mais do que nunca, para levarmos a Palavra de Deus, temos que ter conteúdo para sermos apóstolos e missionários de maior profundidade”, disse à reportagem.

Na ocasião, Padre Roque enfatizou que quem está no Apostolado da Oração busca viver concretamente o Evangelho, “não busca fazer discurso, não quer usar uma fita bonita vermelha como enfeite, mas viver esse símbolo”.

guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Cecilia
Cecilia
1 ano atrás

Eu gostava muito de assistir o “momento de reflexão,que ele fazia na TV…sinto muito a morte dele.Ah ….que triste….Que ele viva pra sempre com DEUS..

Geni Bertoni Nimtz
Geni Bertoni Nimtz
1 ano atrás

Foi meu professor na Faculdade de Teologia. Grande professor!

Adolfo Elias Mitouzo Vieira
Adolfo Elias Mitouzo Vieira
1 ano atrás

Na juventude e, mesmo hoje, releio alguns livretos de meditaçao dele, que muito me marcaram, principalmente ” O Misterioso País do Coração”.

Tania zMaria Hubert
Tania zMaria Hubert
2 meses atrás

Uma perda aqui na terra. Um ganho na eternidade, agora outras pessoas assumirao os deveres do pe Roque e espero que o boletim sempre tenha espaço para o oferecimento do dia.