Cardeal Scherer visita a ExpoCatólica 2023

Evento termina no domingo, 21, no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona Norte da capital paulista, com entrada gratuita

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na tarde do sábado, 20, o Cardeal Odilo Pedro Scherer visitou a 16a edição da ExpoCatólica, a maior feira de produtos e serviços do segmento católico, que acontece no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona Norte da capital paulista, com entrada gratuita.

O Arcebispo Metropolitano de São Paulo conversou com os expositores e visitantes da feira e concedeu uma rápida entrevista à rádio 9 de Julho, no estúdio avançado da emissora no estande da Arquidiocese de São Paulo.

Dom Odilo se disse impressionado com a grande quantidade de pessoas na Feira, uma vez que o evento mudou de local. “Pelo jeito o povo aprovou [o novo local do evento]. Há uma variedade de coisas e produtos e muita gente interessada em olhar, em conhecer, o que significa que há muita produção de material relacionado com o trabalho da Igreja e da evangelização, como a Catequese, a liturgia. E isso precisa ser colocado a público, conhecido, e aqui há uma boa oportunidade para isso”, comentou.

ASSEMBLEIA DO CELAM

O Arcebispo de São Paulo também falou sobre a recente Assembleia Geral do Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (Celam), realizada na última semana, durante a qual foi eleita a nova presidência do Celam, para o quadriênio 2023-2027. Na presidência anterior, Dom Odilo atuou como 1o Vice-presidente.

“Durante a assembleia, fizemos muita partilha, ouvimos muito, os bispos falaram de como estão as coisas em cada país, como está a Igreja e o povo. Foi uma assembleia na linha do que o Papa Francisco está pedindo, da sinodalidade”, comentou.

“Posso dizer que a Igreja na América Latina e no Caribe está muito viva, muito ativa e dinâmica”, assegurou.

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Na entrevista, Dom Odilo também falou sobre a realização do 57o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no domingo, 21, para a qual o Papa Francisco escreveu a mensagem com o tema “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”.

O Arcebispo recomendou que as pessoas leiam a mensagem e lembrou que nela o Papa aponta que a comunicação pode levar à edificação daquilo que é bom. “Somente a comunicação feita com amor, com dedicação, será eficaz, isso ainda mais na comunicação no âmbito da Igreja, que deve se dar a partir deste foco, do Evangelho. A mensagem da Igreja visa a construção do que é bom, feita com grande amor e partindo do coração”, disse, lembrando que se não for feita com amor, a comunicação pode levar à destruição das pessoas, por meio de atitudes de ódio, difamação e conflitos.

Por fim, motivou que os fiéis participem da coleta em prol da rádio 9 de Julho, que ocorrerá em todas as paróquias e comunidades da Arquidiocese no domingo, 21. “Que a nossa rádio seja cada vez mais aquilo que é chamada a ser, um instrumento, um espaço de evangelização, um meio de comunicação a serviço da vida da Igreja”, disse, complementando que a todos compete a missão de edificar uma sociedade pautada no que é bom, justo e verdadeiro.

CLIQUE E VEJA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA

VISITE O ESTANDE DA ARQUIDIOCESE

A Arquidiocese de São Paulo está com um estande na ExpoCatólica deste ano, localizado na travessa 8, próximo ao local de credenciamento da Feira.

No estande estão sendo apresentadas as iniciativas do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação (VICOM) – portal da Arquidiocese, jornal O SÃO PAULO, rádio 9 de Julho (com programação ao vivo em um estúdio avançado) e a Pastoral da Comunicação (Pascom). Também há espaço para as iniciativas do Amparo Maternal e do Serviço de Animação Vocacional (SAV).

A equipe do jornal O SÃO PAULO está com a redação instalada no estande para a cobertura dos principais momentos da Feira, com atualizações no site – www.osaopaulo.org.br – e nas redes sociais (@jornalosaopaulo; @arquiSP).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários