Comissão para a Comunicação da CNBB apresenta atuação no último quadriênio 2019-2023

Victória Holzbach/ CNBB

Nesta manhã de quinta-feira, 27 de abril, a Comissão Episcopal para Comunicação teve uma fala aos bispos na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A comissão, no último quadriênio, está organizada em quatro grandes grupos, que se apresentaram brevemente: 

  1. Pascom Brasil 
  2. Assessoria de Comunicação da CNBB
  3. Signis Brasil
  4. Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB

“Esses grupos movimentam todo aspecto da comunicação da conferência, e tem ajudado a comunicação a avançar”, explicou o bispo auxiliar da diocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão para Comunicação, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Os principais assuntos tratados pela comissão foram a publicação do diretório da comunicação da Igreja no Brasil, que foi atualizada incorporando principalmente os ensinamentos e o magistério do Papa Francisco; e a pesquisa sobre influenciadores digitais católicos do Brasil, que será publicada no primeiro semestre deste ano.

“Na pesquisa aprofundamos a incidência dos influenciadores e nos perguntamos sobre a possibilidade de criar influenciadores digitais católicos que de fato colaborem com o caminhar da Igreja no Brasi”, explicou dom Mol.

A motivação da pesquisa é estudar os “influenciadores digitais da fé”, que, na sociedade contemporânea, usam das plataformas digitais para compartilhar mensagens religiosas e espirituais com os seus seguidores, um fenômeno que, segundo dom Mol, precisa ser compreendido por uma equipe interdisciplinar. 

“O núcleo de estudos em comunicação e tecnologia reúne pesquisadores de diversas partes do Brasil, e busca compreender o fenômeno dos influenciadores digitais católicos e quais possíveis consequências.”

A pesquisa fez o recorte de influenciadores que têm mais de 1 milhão de seguidores e busca entender o impacto deles a partir dos eixos: comunicacional-cultural, sociopolítico e eclesial. “A pesquisa aponta que é possível promover a formação de lideranças católicas para atuação nas redes… [Portanto] podemos constituir bons evangelizadores digitais e influenciadores digitais católicos”, destaca dom Mol.

Relatório CNBB na Mídia

O assessor interino de comunicação da CNBB, Willian Bonfim, falou sobre o trabalho realizado pela assessoria de Comunicação da CNBB nos últimos quatro anos. O assessor apresentou aos bispos o relatório CNBB na Mídia – maio de 2019 a abril de 2023, elaborado pela Interclip – monitoramento de mídia, que aponta um crescimento de 147% na presença da CNBB na mídia laica nos últimos quatro anos.

Willian também relatou sobre o Plano Estratégico de Comunicação adotado na última gestão sob orientação da presidência da CNBB que traçou como estratégia fazer uma transição de um trabalho focado em assessoria de imprensa para um trabalho de comunicação e uma presença mais qualificada nas redes sociais. O plano também incluiu a modernização   da marca da CNBB, em parceria com professores especialistas em designer da PUC Minas, apresentada e aprovada na última assembleia geral e que já entrou em vigor. 

Signis Brasil

Angélica Lima, secretária geral da Signis Brasil, falou aos bispos sobre o trabalho a associação católica internacional, com reconhecimento pontifício, que faz a articulação entre todos os veículos de comunicação católica do país, especialmente rádios e TVs. A secretária explicou que a Signis congrega veículos de comunicação católicos brasileiras, inclusive com criação de pautas conjuntas, e intercâmbio entre a produção de pequenos e grandes veículos.

Ela destacou a aproximação que a Signis tem tido com a Comissão para Comunicação da CNBB, cumprindo o desejo da sinodalidade. “A Signis se propõe a isso, que veículos, tanto impresso, internet, quanto rádio e TV, caminhemos juntos, dando voz à Igreja”, falou Angélica.

Pascom Brasil

Na sequência, Adielson Agrelos, da Pascom do Regional Leste 1, falou em nome da coordenação nacional, sobre alguns aspectos importantes da pastoral: seu fortalecimento nacional, especialmente no período da pandemia num serviço prestado à Igreja no Brasil, o destaque que a pastoral tem dado à articulação com os regionais; a Escola de Nacional de Comunicação da Pascom Brasil, realizada em parceria com a PUC Minas, que formou a primeira turma no ano passado; e a difusão do Guia de Implantação da Pascom, disponível no site da Pascom Brasil

Fonte: Comunicação 60ª AG CNBB

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