Comunhão, conversão e renovação missionária são qualidades que devem marcar a Igreja sinodal

Explicou o Cardeal Scherer em seu programa na rádio 9 de julho 

cardeal dom odilo

A Igreja sinodal e seu caminho de comunhão, conversão e renovação missionária foram destaques no “Encontro com o Pastor” da quinta-feira, 11, apresentado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Inicialmente, Dom Odilo recordou a memória litúrgica de Santa Clara de Assis, irmã de São Francisco. “Santa Clara, junto a São Francisco, acolheu o ideal franciscano da vida segundo o Evangelho, na pureza e na pobreza”, afirmou. O Arcebispo explicou ainda que a Ordem das Clarissas, proveniente da Santa, é uma ordem feminina contemplativa, que tem como finalidade “ajudar as pessoas a encontrarem Deus”. 

IGREJA SINODAL 

A conclusão do curso anual de aprofundamento teológico e pastoral do clero arquidiocesano foi destaque no programa. Dom Odilo afirmou que foram tratados os diversos aspectos e implicações da Igreja sinodal, e frisou que a comunhão, conversão e renovação missionária constantes são qualidades que devem marcar uma Igreja sinodal. 

Aos ouvintes, Dom Odilo explicou que uma Igreja em comunhão é aquela que não é dividida e não se dispersa, “mas que caminha junto com Jesus” e que tem consciência de estar na história. 

Sobre a conversão, o Arcebispo frisou que “a Igreja precisa estar sempre se convertendo de novo a Jesus Cristo e ao Evangelho”, e que este processo ajuda na caminhada eclesial.  

“É a condição para que a Igreja viva e traga sempre novos frutos e não envelheça”, assim definiu a renovação missionária, afirmando que a Igreja deve estar sempre atenta aos novos apelos. 

Foram sobre esses pilares que o clero refletiu no encontro, que aconteceu desde a segunda-feira, 8, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Dom Odilo também destacou a fraternidade e a convivência clerical, afirmando que “é uma experiência comunitária”, fundamental para a convivência e a oração entre o clero. 

MISSA COM OS DIÁCONOS PERMANENTES

Na noite da sexta-feira, 12, os diáconos da Arquidiocese se encontrarão na Basílica Menor de Sant’Ana, na zona norte da capital, para celebrar seu padroeiro, São Lourenço. A missa às 20h será presidida pelo Cardeal.

Sobre este momento, Dom Odilo exortou os diáconos a participarem, junto aos familiares e esposas e pediu orações pelos diáconos. 

DIA DOS PAIS

Por fim, Dom Odilo falou sobre o dia dos pais, a ser comemorado no próximo domingo, 14. “É importante valorizar a figura do pai e os pais valorizarem-se diante dos filhos”, afirmou, destacando ainda que a figura do pai é fundamental para uma educação equilibrada dos filhos. 

O Arcebispo conclamou os pais a participarem das missas dominicais junto às famílias. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários