Dom Odilo: domingo sem missa é um domingo incompleto

Aproximando-se o final de semana, o Cardeal Odilo Pedro Scherer exortou os ouvintes da rádio 9 de Julho, na sexta-feira, 9, a participarem da missa dominical. 

cardeal dom odilo

“Sempre é bom ter presente que o domingo, para nós cristãos, é dia de festa e de alegria, dia de ir à Igreja, ao encontro do Senhor ressuscitado”, afirmou o Arcebispo, que ressaltou que a “missa deve fazer parte do nosso domingo”. 

Dom Odilo enfatizou que “um domingo sem missa é um domingo incompleto”, pois faltou o encontro com Deus, que dá sentido ao domingo. “Preparemo-nos, portanto, sempre, para participarmos da celebração do domingo com muita fé e muita alegria”, exortou. 

LEVAR AS CRIANÇAS À MISSA

O Arcebispo também destacou que os pais devem levar os filhos, sobretudo os pequenos, à Igreja. “Seria muito bom os pais que têm crianças pequenas, prepará-las, ir falando do domingo e da alegria de ir à Igreja”, ressaltou, frisando que os pais devem “mostrar às crianças aquilo que dá sentido à nossa participação na missa e na Igreja”, como levar as crianças diante do Santíssimo Sacramento, da imagem dos santos e mostrar os aspectos da Igreja.

“E ensinar a rezar, para que as crianças aprendam desde pequenas a participar da celebração da Eucaristia com alegria, cantando, rezando e vendo outras crianças que participam, para que se animem e gostem”, ponderou, enfatizando que “a experiência da participação na Igreja das crianças é fundamental para o resto da vida, e isto tem desdobramentos que depois se prolongam.”

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE DOM PAULO

O Arcebispo recordou que na quarta-feira, 14, acontecerá o encerramento das comemorações do centenário de nascimento de Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), com uma celebração na Catedral da Sé, às 12h. 

“Durante este ano, recordamos Dom Paulo e fizemos muitas iniciativas em diversos níveis”, afirmou, convidando os fiéis a participarem da celebração. 

“Será um momento bonito em que nos alegraremos mais uma vez ao recordar Dom Paulo, e agradeceremos a Deus pela figura deste grande arcebispo e cardeal de nossa Arquidiocese de São Paulo, que deixou tantas marcas e tantas lembranças”, enfatizou. 

RAINHA ELIZABETH II E OS IDOSOS

Dom Odilo também recordou o falecimento da Rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, que aconteceu na quinta-feira, 8. Ele recordou que houve uma grande reação e sensibilização das pessoas de todo o mundo pelo falecimento da rainha britânica. 

“Ela certamente se tornou uma figura conhecida e também uma figura referencial de mulher, de mãe, de avó e soberana. Representou uma imagem boa e bonita, de pessoa digna e que dava referência, abrigo e amparo, uma pessoa que deu estabilidade e firmeza ao povo inglês”, comentou. 

Sobre este papel, Dom Odilo afirmou que “isto nos deve fazer lembrar do papel das pessoas em nossas vidas” a começar pelos pais e familiares, e recordar os idosos. 

“As pessoas mais idosas, que têm marca e estabilidade, que mostram um testemunho de vida a oferecer, deixam marcas profundas na vida das pessoas mais jovens”, ressaltou, recordando as recentes audiências gerais de quarta-feira, nas quais o Papa Francisco fez uma série de catequeses sobre os idosos. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários