‘Minha grande honra na vida é ser discípulo-missionário de Jesus’, diz Dom Angélico aos 90 anos

Luciney Martins/O SÃO PAULO

No 3o Domingo do Tempo Comum, dia 22, com uma missa na Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Miriam, Setor Pereira Barreto, Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau (SC) e que por 25 anos foi Bispo Auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, celebrou 90 anos de vida, sendo cercado de amor e alegria.

 “Com 90 anos, eu me considero um garotinho nos braços de Nossa Senhora. E minha grande honra na vida é ser discípulo missionário de Jesus. Ele é o meu caminho, a verdade e a minha vida”, disse Dom Angélico no começo da missa.

Entre os concelebrantes estiveram Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo de Mogi das Cruzes (SP) e Presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e os Padres Antônio Leite Barbosa Júnior, Pároco, e Ezael Juliatto, Vigário Paroquial. Na assembleia de fiéis estavam parentes e amigos do aniversariante, incluindo algumas autoridades como Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário; Luiza Erundina, deputada federal; e Paulo Fiorilo, deputado estadual.

Em sua homilia, Dom Angélico relembrou Dom Paulo Evaristo Arns (1921-2016), de quem foi Bispo Auxiliar em São Paulo, e que o encorajava e a todos a ir avante, de esperança em esperança, nos momentos difíceis que o Brasil viveu durante o regime militar. 

O Bispo ressaltou que Jesus pede sempre que todos caminhem juntos, solidários e misericordiosos, perdoando, acolhendo-se com amor fraterno, e nesse sentido pediu que os brasileiros possam se unir, apesar das diferenças de opinião que tenham, sempre convivendo de modo respeitoso. Lembrou ainda que, onde quer que esteja, o cristão é sempre chamado a anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus, pela Palavra e o testemunho de vida.

Autoridades que não puderam estar presentes também manifestaram gratidão a Dom Angélico por meio de mensagens lidas antes do final da missa. Dilma Rousseff, ex-presidente da República, destacou que “Angélico é Dom”, não apenas por sinal, mas por reconhecimento popular. “O ‘Dom’ do bispo Angélico é substantivo. É talento, virtude e graça. É ‘Dom’ no coração do povo.”

O atual presidente Lula, seu amigo de longa data, manifestou: “Quando uma pessoa chega aos 90 anos espalhando a Palavra de Jesus Cristo, ela é digna de nossa profunda admiração. Quando essa mesma pessoa, aos 90 anos, insiste em pregar o amor nestes tempos de tanto ódio, ela se torna merecedora de todas as homenagens do mundo”.

Biografia

Nascido em Saltinho (SP), em 19 de janeiro de 1933, Dom Angélico foi ordenado padre em 12 de julho de 1959. Nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo por São Paulo VI em 12 de dezembro de 1974, recebeu a ordenação episcopal pela imposição das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns em 25 de janeiro de 1975. Na Arquidiocese, foi Vigário Episcopal nas Regiões Leste 1 (atual Região Belém), em 1975, Leste 2 (atual Diocese de São Miguel Paulista), entre 1976 e 1989, e Brasilândia, de 1989 a 2000, quando foi nomeado Bispo de Blumenau (SC), onde permaneceu até fevereiro de 2009, quando renunciou em razão da idade. Entre 1977 e 2000, Dom Angélico foi diretor do jornal O SÃO PAULO

Marina de Sousa
Colaboração Especial para a Região Episcopal Brasilândia

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários