Na Igreja em São Paulo, católicos expressam a alegria de ser família

Regiões episcopais e paróquias organizaram ações por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Entre os dias 22 a 26 de junho, aconteceu o X Encontro Mundial das Famílias, com o tema “O amor em família: vocação e caminho de santidade”.

A pedido do Papa Francisco o encontro não aconteceu apenas em Roma, onde houve um congresso teológico pastoral, mas foi multicêntrico, envolvendo todas as dioceses, com suas paróquias, comunidades e organizações.

Na Arquidiocese de São Paulo, a Pastoral Familiar, as regiões episcopais e as paróquias se mobilizaram para celebrar esse encontro, destacando a vocação e a missão da família na Igreja e na sociedade.

Nas Regiões Belém, Ipiranga e Brasilândia aconteceram missas de abertura do evento no dia 22 (leia a mais ao fim do reportagem), bem como na Região Santana, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, na Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano, exortou as famílias católicas a transmitirem a fé aos filhos, encaminhar-lhes para os sacramentos da iniciação cristã e testemunharem no lar os valores do Evangelho nas relações cotidianas.

Na missa do domingo, 26, na Catedral da Sé, o Cardeal Scherer rogou a Deus pelas famílias “para que Deus realize nelas o seu desejo, o seu desígnio”, disse antes de rezar a oração do X Encontro Mundial das Famílias com os fiéis.

Matrimônio: uma firme decisão seguindo os planos de Deus

Também no domingo, a Pastoral Familiar da Região Sé organizou uma missa para demarcar o encerramento do X Encontro Mundial das Famílias. A Eucaristia foi presidida por Dom Rogério Augusto das Neves na Basílica Nossa Senhora do Carmo, na Bela Vista, tendo como concelebrantes o Padre Alessandro Enrico de Borbon, Assistente Eclesiástico da Pastoral Familiar na Região Sé, e Pároco, Frei Thiago Borges Isidoro, O.Carm.

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé destacou que o Papa em sua mensagem por ocasião da conclusão do X Encontro Mundial das  Famílias, no dia anterior, pediu para “que a família não seja poluída pelo egoísmo, pelo individualismo e pela cultura da indiferença, mas que o amor familiar seja vivido como vocação e forma de santidade nas relações familiares cotidianas”.

Na homilia, o Dom Rogério afirmou que a vivência do Matrimônio é uma construção diária, alicerçada nos valores e experiências concretas e sólidas do dia a dia. “Hoje, vemos muitos casais querendo construir uma relação sólida fundamentando-se em aspectos frágeis. Por exemplo, priorizam os bens materiais e financeiros e acabam deixando de lado a vivência do sacramento matrimonial”, disse, citando exemplos de casais que não casaram-se na Igreja porque querem antes comprar a casa, o carro ou porque não têm recursos para oferecer uma festa aos amigos.

“O sacramento do Matrimônio é um dom de Deus, é sinal de entrega total, é uma firme decisão tomada a dois seguindo o plano de Deus”, disse o Bispo.

O amor no cotidiano da família

No ofertório, casais da Pastoral Familiar entraram pelo corredor central da igreja trazendo junto ao Pão e Vinho, alguns símbolos como a imagem da Sagrada Família, bandeiras, banners e kits de alimentos que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas na Basílica Nossa Senhora do Carmo.

“A missão da Pastoral Familiar é levar Jesus Cristo às famílias, plantar a semente do Evangelho e ajudar os casais a viver e testemunhar a fé. Nas paróquias, nossa ação é acolher e orientar os casais de todas as idades no seguimento a Cristo e a sua inserção na vida em comunidade”, destacaram Luiz Fernando Garcia e Ana Filomena Silveira Faleiros Garcia, coordenadores da Pastoral Familiar Arquidiocesana.

Bráulio Rocha Gonçalves e Simone Madeira, representantes da Pastoral Familiar Região Sé, enfatizaram que o encontro mundial ajudou a refletir sobre a presença das famílias nas comunidades de fé. “Somos chamados a viver o amor em família e testemunhar esse amor para a sociedade”, pontuaram, destacando que “a Família de Nazaré é modelo referencial da família cristã. O Papa Francisco afirma que ‘a grande missão da família é dar lugar a Jesus que vem, acolhê-lo na família, na pessoa dos filhos, do marido, da esposa, dos avós. Jesus está ali’”, afirmaram.

NAS DEMAIS REGIÕES EPISCOPAIS

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Ipiranga, presidiu missa no Santuário São Judas Tadeu, na noite de 22 de junho, com a participação de padres e agentes de pastorais dessa região episcopal, em comunhão com o X Encontro Mundial das Famílias. No início da celebração, representantes da Pastoral Familiar, do Encontro de Casais com Cristo (ECC), da Pastoral Vocacional, das Equipes de Nossa Senhora e Pastoral da Criança entraram pelo corredor central da igreja trazendo alguns símbolos: banners de pastorais, quadro do Encontro Mundial das Famílias com o Papa e imagem da Sagrada Família. “Somos todos filhos de Deus e vivemos o amor em família, nas dores e sofrimentos, com suas dificuldades e desafios, e podemos dizer: como é bom ter uma família!” lembrou o Bispo na homilia.

(por Priscila Thomé Nuzzi).

A abertura regional do X Encontro Mundial das Famílias aconteceu na Paróquia São José, na Vila Palmeiras, com missa presidida pelo Pároco, Padre Márcio Campos, CSCh, e a animação e canto litúrgico ficou por conta do grupo de casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da Pastoral Familiar da comunidade. No fim da celebração, houve a leitura da mensagem de Dom Carlos Silva, OFMcap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, às famílias.

(por Júlio Cesar)

Na noite da quarta-feira, 22, Dom Cícero Alves de França, presidiu missa na Paróquia São João Batista, na Vila Carrão, por ocasião da abertura do X Encontro Mundial das Famílias. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém destacou que a vocação familiar é uma expressão do amor de Deus. Participaram da missa membros da Pastoral Familiar regional.

(por Fernando Arthur)

#ARQUISPFAMILIA2022

Nas redes sociais do O SÃO PAULO (@jornalosaopaulo) é possível encontrar uma galeria de imagens sobre as atividades realizadas nas paróquias da Arquidiocese durante o X Encontro Mundial das Famílias, por meio da hashtag #ARQUISPFAMILIA2022, como esta realizada com os paroquianos da Paróquia Santa Teresinha, na Região Santana.

(Colaborou: Daniel Gomes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários