Na Paróquia São Bernardo de Claraval, o testemunho do padroeiro inspira ações evangelizadoras

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Uma paróquia que tem uma vida pastoral atuante e engajada em ações missionárias e caritativas. É assim que o Padre Hernane Santos Módena, Pároco, sintetiza o cotidiano da Paróquia São Bernardo de Claraval, no bairro Vila Liviero, na Região Episcopal Ipiranga. 

“De modo especial na pandemia, mutirões e campanhas reuniram doações de alimentos, roupas e cobertores às famílias em vulnerabilidade”, disse o Sacerdote, recordando que a Paróquia distribui leite mensalmente para cerca de 50 famílias cadastradas. 

Nas últimas semanas, os fiéis se empenharam na realização da novena e festa do padroeiro, encerrada em 20 de agosto, com missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada pelo Pároco e pelo Padre Jefferson Mendes de Oliveira, Vigário Paroquial do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, assistidos pelo seminarista Victor Battisti. 

No início da celebração, Dom Odilo recordou que São Bernardo de Claraval é conhecido como “o poeta e cantor de Nossa Senhora” e sublinhou a profunda devoção do Santo a Maria Santíssima. 

Também ressaltou que celebrar o padroeiro é sempre “o momento para a comunidade se unir e se reunir como família de fé para caminhar juntos, seguindo os ensinamentos de Jesus por meio da sua Palavra e aprender com a vida e obras do santo padroeiro”. O Arcebispo exortou os fiéis a testemunhar a fé e sempre pedir a Nossa Senhora que a todos conduza a Jesus. “Maria é o caminho certo para chegar a Cristo”, afirmou. 

O atual Pároco, Padre Hernane assumiu há seis meses, já com a missão de organizar a festa patronal, durante a qual os fiéis se reuniram para meditar sobre a vida e os ensinamentos de São Bernardo de Claraval. 

Em 21 de agosto, após a missa das 10h, aconteceu a carreata com a imagem de São Bernardo de Claraval pelas ruas do bairro e, à noite, a quermesse com barracas típicas no salão paroquial. 

VIDA PASTORAL 

A Paróquia São Bernardo de Claraval foi criada em 2007, sendo desmembrada da Paróquia Santo Agnelo. O primeiro Pároco foi o Padre Antonio Luciano de Lima, falecido em 2014. 

Atualmente, os paroquianos participam de pastorais como as da Saúde, da Comunicação, Catequese, do Dízimo, da Liturgia, dos Acólitos e Coroinhas; além do Grupo de Oração, Terço dos Homens e Apostolado da Oração. 

Padre Hernane destacou a generosidade da comunidade nas campanhas em prol da reforma na igreja matriz. “Estamos trabalhando por melhorias no telhado, na iluminação, e reforma- mos a capela do Santíssimo”, pontuou. 

Jeanne Pereira da Silva, paroquiana há mais de 12 anos, é coordenadora do Grupo de Oração. Ela contou à reportagem que a cada dia cresce a participação nas celebrações e nas atividades promovidas pela comunidade. “Somos uma Paróquia em constante saída, buscamos ser presença do Cristo nas realidades do nosso bairro com pastorais sociais e atividades que impactam a vida dos irmãos”, disse, destacando que, aproximadamente, dez grupos se reúnem nas casas para rezar o Terço e a Novena de Natal. 

Antonio Pacheco dos Santos, 69, mora no bairro há 40 anos e acompanhou o processo de criação da Paróquia. Ele destacou que a vida de São Bernardo de Claraval é um exemplo de fidelidade ao seguimento de Cristo e amor à Mãe de Jesus. “Com o padroeiro, aprendemos a olhar para Jesus por meio de Maria”, pontuou. 

VIDA E VOCAÇÃO 

Bernardo nasceu no Castelo de Fontaine, próximo de Dijon, na França, em 1090. De família nobre, aos 22 anos, após ter estudado Gramática e Retórica, ingressou no Mosteiro fundado por Roberto de Molesmes, em Citeaux (do latim Cistercium, do qual deriva o nome Cisterciense). 

No início, seus familiares, inclusive o pai, Tescelino, foram contra sua vocação. Alguns anos depois, fundou o Mosteiro de Claraval, junto com 12 companheiros, entre os quais quatro irmãos, um tio e um primo. Tinha uma incrível capacidade de persuasão e convencimento, com a qual levou centenas de homens ao seguimento de Cristo, incluindo o pai e, aproximadamente, 30 membros da sua família. 

Bernardo é considerado o segundo fundador da Ordem Cisterciense. Quando ingressou, em 1111, havia apenas 20 membros e um mosteiro. A partir da fundação do Mosteiro de Claraval, onde ficou por 38 anos como abade, houve um florescimento vocacional e a Ordem passou a ter 165 mosteiros. Bernardo, sozinho, fundou 78 e, em suas mãos, mais de 700 monges professaram  os votos religiosos.

Era conhecido como “o caçador de almas e vocações”, porque ia às universidades, aos povoados e aos campos para falar sobre as maravilhas da vida religiosa e acabava convencendo os jovens ao seguimento de Cristo. 

São Bernardo de Claraval é conhecido também como “o oráculo da cristandade”, e denominado como “o cantor de Nossa Senhora”, por seu amor e escritos sobre a Virgem Maria. Compôs o “Lembrai-vos”, uma de suas mais belas orações marianas. 

CONTRIBUIÇÃO LITERÁRIA 

O Santo teve uma atividade literária expressiva, em quantidade de obras e qualidade no conteúdo, sendo reconhecido como um dos maiores escritores do seu tempo. Entre os escritos do Abade Cisterciense estão: “Tratado sobre o amor de Deus”; “Opúsculo sobre o livre-arbítrio”; “Tratado da consciência ou do conhecimento de si”; “Sermões sobre o Cântico dos Cânticos”, entre outros. Escreveu, ainda, uma eulogia aos templários, a “De laude novae militiae ad Milites Templi”. 

E é de sua autoria a invocação: “Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria”, inserida na oração da Salve-Rainha. 

Bernardo de Claraval morreu em 20 de agosto de 1153, aos 63 anos. O Papa Alexandre III o proclamou santo em 1174. O Papa Pio XII dedicou-lhe uma encíclica intitulada Doctor mellifluus

LEMBRAI-VOS 

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, 
de que nunca se ouviu dizer 
que algum daqueles que tivessem recorrido à vossa proteção, 
implorado o vosso auxílio e reclamadoo vosso socorro, 
fosse por vós desamparado.
Animado, pois, com igual confiança, 
a vós, ó Virgem entre todas singular, como Mãe, 
recorro, de vós me valho, 
e gemendo sob o peso dos meus pecados, 
prostro-me aos vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, 
ó Mãe do Verbo de Deus humanado, 
mas dignai-vos atender aos meus pedidos 
e alcançar o que vos rogo. 
Amém! 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários