Tem início o 18º Congresso Eucarístico Nacional

Celebração de abertura ocorreu na noite da sexta-feira, 11, na Arquidiocese de Olinda e Recife, presidida pelo Cardeal Marto, enviado do Papa Francisco

No primeiro dia do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que está sendo realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife, os bispos participantes reuniram-se, na tarde da sexta-feira, 11, na catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda.

Unidos ao legado pontifício, o Cardeal Antônio Marto, e ao núncio apostólico para o Brasil, Dom Gianbatista Diquattro, os bispos rezaram a Liturgia das Horas e ouviram um pouco sobre a história da igreja catedral.

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, acolheu os irmãos no episcopado e deu-lhes um presente: uma réplica da cruz peitoral de madeira usada por Dom Helder Câmara e que representa a simplicidade e o despojamento com que cada um deve assumir a missão de evangelizar.

“O Congresso Eucarístico traz esse apelo pelo verdadeiro amor, comprometido com os pobres, como no exemplo do ministério do nosso Servo de Deus Dom Helder”, disse o Arcebispo.

Ao receberem a cruz, os bispos não hesitaram em retirar a tradicional, de metal, que carregavam na oração, e usar a nova cruz, de madeira, num sinal de adesão ao apelo do Congresso, traduzido no tema “Pão em todas as mesas”.

LEIA TAMBÉM
18o CEN: ‘Pão em todas as mesas’

CELEBRAÇÃO DE ABERTURA

A partir da matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, os bispos se dirigiram ao Centro de Convenções, em Recife (PE), para participar da missa campal de abertura do 18o CEN, no começo da noite.

Na assembleia de fiéis, estavam milhares de pessoas vindas de todas as paróquias da Arquidiocese e de diferentes partes do Brasil.

“O que me vem ao coração é a palavra que, conforme o Evangelho de Lucas, Jesus disse na última ceia: ‘desejei ardentemente comer esta páscoa’. Foi esse desejo profundo que fez com que, embora fôssemos obrigados a adiar este Congresso por dois anos, por conta da pandemia de COVID-19, insistimos no propósito de celebrá-lo e hoje temos a alegria de vê-lo se realizando”, declarou o Arcebispo de Olinda e Recife.

Dom Fernando realiza o Congresso Eucarístico tendo já renunciado ao cargo de Arcebispo de Olinda e Recife, conforme preconiza o Código de Direito Canônico: ao completar 75 anos, o bispo deve apresentar carta de renúncia ao Papa, para que seja providenciado um substituto que leve à frente a missão da Igreja no lugar.

Sabe-se, portanto, que a realização deste evento é uma das últimas atividades de seu pastoreio. “Falar em Congresso Eucarístico pode soar quase um pleonasmo, tanto como dizer ‘roda redonda’. O próprio termo ‘congresso’ significa nos colocar juntos, nos pôr de acordo e manifestar nossa unidade. Por outro lado, a Eucaristia é, ou deveria ser, permanente congresso de amor e de comunhão”, disse em discurso entusiasmado, antes do início da missa.

Também falou aos participantes da missa o governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara.

A missa foi presidida pelo Cardeal Antônio Marto. Na homilia, o legado pontifício lembrou que a Eucaristia não é um sacramento privado, intimista: “É o pão do Sacramento da Unidade. Faz-nos experimentar a maravilha da comunhão na diversidade”.

“Seja homem ou mulher, idoso ou criança, doente ou saudável, acompanhado pela família ou sozinho, todos diferentes – somos todos unidos no mesmo e único vínculo do amor em Cristo”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO

Para o sábado, 12, está programada a primeira conferência do Simpósio Teológico no Teatro Guararapes do Centro de Convenções (única atividade paga do Congresso), às 9h, além de catequeses públicas no pavilhão da Feira Católica; reza do terço às 18h nos santuários marianos da Arquidiocese; concerto intitulado “A grande missa nordestina”, às 19h, no Teatro Guararapes; e Vigília da Juventude, das 20h até 6h, na área externa do Centro de Convenções.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

Fotos: Comunicação do 18o CEN

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários