Uma semana de encontro e diálogo sobre a construção da paz na Colômbia

Como já acontece todos os anos, a Semana pela Paz no país é uma oportunidade de unir os mais variados segmentos da sociedade em torno do tema e estimular a população a refletir e cultivar a cultura da paz

Fonte: Cáritas Colombia

No domingo, 5, começa na Colômbia a celebração anual da “Semana pela Paz”, que este ano tem como lema “A verdade que podemos”.

O Diretor do Secretariado Nacional de Pastoral Social (SNPS), Dom Héctor Fabio Henao Gaviria, ressalta na nota enviada à Agência Fides que é “um grande momento como comunidade para conversar, ouvir e discutir temas comuns que afetam a construção da paz no país”.

Ao comentar o tema da Semana, Dom Héctor explica: “Estamos reunindo muitas instituições em todos os níveis da sociedade, ou seja, universidades, escolas, bairros, paróquias, todos os setores sociais, para refletir sobre que tipo de verdade queremos, que verdade pode ajudar hoje o país a crescer na solidariedade, na reconciliação e na capacidade de encontro”.

A verdade que cura

Dom Héctor observa que a verdade tem grande força e enorme poder de cura. Ele também lembrou a dor de tantas pessoas que, historicamente, tiveram que suportar o sofrimento causado pela violação de seus direitos. Esta Semana pela Paz “nos convida, desde todos os horizontes da sociedade, a abrir-nos à verdade e a construí-la coletivamente”.

O lema da Semana incentiva os cidadãos a assumir um papel de liderança na construção de uma cultura de paz e, ao mencionar também a palavra “verdade”, aumenta o seu valor no caminho para a paz.

Diversas atividades acontecerão durante esta semana, a fim de destacar o trabalho de muitas pessoas e comunidades que trabalham diariamente em seus territórios pela paz.

Parcerias

Como todos os anos, a Semana pela Paz é celebrada em setembro e este ano será entre os dias 5 e 12, no âmbito das comemorações do Mês da Paz, graças ao empenho de várias organizações, incluindo a Pontifícia Universidade Javeriana, Red Pro de Paz (Rede Nacional de Programas Regionais de Desenvolvimento e Paz) e Jurisdição Especial para a Paz (um componente de justiça do Sistema Integral de Verdade, Justiça, Reparação e não Repetição, criado pelo acordo de paz entre o governo nacional colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farc).

A Secretaria Nacional de Pastoral Social, da Caritas Colômbia, integra este trabalho colaborativo, contribuindo com cada uma das tarefas de serviço à verdade e à reconciliação. Os organizadores também desenvolveram material para a mídia a fim de divulgar as iniciativas e conseguir a participação de todos.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários