Guerra no Oriente: Israel declara trégua de 4 dias a ataques à Faixa de Gaza

Passa a valer na quarta-feira, 22, uma trégua de quatro dias no conflito entre o estado de Israel e o grupo extremista Hamas, com vistas a libertar 50 reféns, a maioria mulheres e crianças. As informações foram divulgadas pelo gabinete de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.

Famílias carregam seus pertences a pé em tentativa de fuga na Faixa de Gaza (foto: Agência das Nações Unidas para Refugiados)

Desde o início da guerra, em 7 de outubro, cerca de 240 pessoas foram sequestradas pelo Hamas, que tem colocado como condições para libertar parte delas que haja um cessar-fogo temporário.

De acordo com autoridades norte-americanas, o acordo também envolve a liberação de 150 palestinos mantidos como prisioneiros por Israel.

Cerca de 13 mil pessoas já morreram neste conflito, a grande maioria, 12,3 mil na Faixa de Gaza, após a resposta de Israel aos ataques do começo de outubro.

A pausa no conflito também proporcionará a entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Com isso, caminhões com auxílio médico e combustível devem chegar a todas as regiões do conflito.

O Hamas disse que acordo prevê ainda que o tráfego aéreo no sul de Gaza seja completamente suspenso enquanto durar o cessar-fogo. Já na região norte, nenhuma aeronave poderá sobrevoar o território das 10h às 16h.

OS APELOS DO PAPA PELA PAZ

Desde o início do conflito, o Papa Francisco tem feito apelos pela paz no Oriente, pedido que as partes dialoguem, que se resguardem as vidas.

“Que parem as armas, elas nunca trarão paz, e que o conflito não se amplie! Chega!” invoca a ajuda para a devastada Gaza e a libertação dos reféns: “todo ser humano, seja cristão, judeu, muçulmano, de qualquer povo ou religião, todo ser humano é sagrado, é precioso aos olhos de Deus e tem o direito de viver em paz”, disse o Pontífice no Angelus, de 12 de novembro.

LEIA TAMBÉM

Diante das guerras, a Igreja sempre trabalha pela paz

Fontes: G1 e Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários