Novo painel da ONU quer blindar saúde global contra doenças de origem animal

Especialistas alertam para urgência de mais contenção de destruição da natureza; o foco é reconhecer questões complexas e multidisciplinares entre a saúde humana, animal e ambiental; transformar iniciativa One Health em políticas concretas que salvaguardem a saúde das pessoas é a meta

OMS/P. Phutpheng

Várias organizações internacionais lançaram um Novo Painel de Especialistas de Alto Nível em Saúde para melhorar a percepção de como doenças com potencial para desencadear pandemias.

O painel deve assessorar a Organização Mundial para a Saúde Animal, OIE, o Programa da ONU para o Ambiente, Pnuma, e a OMS na elaboração de um plano de ação global de longo prazo para prevenir doenças como a gripe aviária H5N1, Mers, Ebola, Zika e talvez a Covid-19. 

Ligação

Três quartos de todas as doenças infecciosas no mundo são de origem animal. 

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, destacou que a ligação entre a saúde ambiental, humana e animal exige colaboração estreita, comunicação e coordenação entre setores relevantes e o painel é necessário para transformar a agenda em políticas concretas que salvaguardem a saúde das pessoas.

Para o Chefe da OMS, a saúde humana não existe no vazio, nem os nossos esforços em proteger e promovê-la.

A iniciativa vai funcionar mediante uma abordagem designada One Health, que reconhece ligações entre a saúde humana, animal e ambiental.  E defende a necessidade de abordagem de ameaças sanitárias por especialistas multe setoriais por forma a prevenir perturbações de sistemas agroalimentares.

Transmissão 

Os primeiros passos incluem análises sistemáticas do conhecimento científico sobre os fatores de transmissão animal homem e vice-versa, o desenvolvimento de estudos de risco e quadros de supervisão, a identificação das lacunas de aptidão e o acordo sobre as boas práticas para prevenir e estar atento aos surtos zoonóticos.

A Covid-19 é um lembrete claro que a colaboração entre setores é absolutamente necessária para a saúde global, notou a Diretora-Geral da Organização Mundial da Saúde Animal. 

A OIE e entidades parceiras fornecem perícia para desenvolver ciências baseadas em programas e estratégias da agenda One Health. O painel vai liderar a criação de uma nova agenda de pesquisa dinâmica e elaboração de recomendações baseadas em evidências para ações de caráter global, regional, nacional e local.

Também serão levados em conta o impacto da atividade humana sobre o ambiente e o habitat selvagem, tendo como áreas críticas a produção e distribuição de alimento, urbanização e desenvolvimento de infraestruturas, viagem internacional e comercio.  

Tripla crise

As atividades que conduzem a perda da biodiversidade e alterações climáticas e as que aumentam a pressão sobre a base dos recursos naturais também podem conduzir a doenças de origem animal.

Para a diretora-executiva do Pnuma, Inger Andersen, é preciso compreender que a saúde do homem, animal e o planeta andam de mãos dadas para acabar com a crise planetária de alterações climáticas, perda da biodiversidade e poluição que ameaçam a paz e prosperidade mundiais.

Os especialistas acreditam que o painel vai ajudar a entender melhor as raízes e a propagação da doença para alertar os decisores a prevenirem, a longo prazo, os riscos da saúde pública e querem que seja um exemplo de quebra de grupos específicos, pensamento sistêmico e diálogo aberto.

(Com informações de ONU News)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários