Papa fala sobre a necessária conversão ecológica global a participantes da COP28

‘A mudança climática deve ser respondida com uma mudança política’, enfatizou o Pontífice em mensagem

Foto: COP28

Postagens no X (antigo Twitter), mensagens em vídeo e discursos (lidos pelo Cardeal Pietro Parolin, chefe da delegação da Santa Sé em Dubai), mas o Papa ainda faz questão de enfatizar sua proximidade com o trabalho da COP28, o evento da ONU sobre o clima.

Em recuperação de saúde após uma bronquite aguda, o Pontífice no pôde estar presencialmente na COP28, mas tem voltado atenção ao evento global.

No Angelus do domingo, 3, recitado no salão da Casa Santa Marta, Francisco dirigiu um novo pensamento juntamente com um apelo para esse encontro internacional que – como escreveu na exortação Laudate Deum – ele espera que possa ser “um ponto de virada” para uma ação global eficaz contra a crise climática.

“Embora à distância, estou acompanhando de perto o trabalho do COP28 em Dubai. Renovo meu apelo para que as mudanças climáticas sejam enfrentadas com mudanças políticas concretas”, reforçou.

COMPROMETER TODOS AGORA

O Papa – entre os signatários no domingo, 3, de uma declaração de todos os líderes religiosos que convidam os diferentes credos a se unirem para “curar o nosso mundo ferido” – renova o convite já expresso no longo discurso que ele deveria proferir no terceiro dia de trabalhos da COP28 e que foi lido no sábado, 2, pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

O convite, isto é, para sair dos “estreitos limites do particularismo e do nacionalismo”, que são “padrões do passado” e que representaram, em alguns casos, um obstáculo para conter a ganância, a exploração e as ilusões de onipotência.

“Vamos abraçar uma visão comum, comprometendo-nos todos e agora, sem demora, com uma necessária conversão ecológica global”

ACOLHIMENTO E INCLUSÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Bispo de Roma também pediu um compromisso coletivo para uma maior inclusão das pessoas com deficiência, na data em que se celebra o Dia internacional dedicado a elas. “Acolher e incluir aqueles que vivem essa condição ajuda toda a sociedade a se tornar mais humana”, assegurou Francisco.

Nas famílias, nas paróquias, nas escolas, no trabalho, no esporte, aprendamos a valorizar cada pessoa com suas qualidades e habilidades e a não excluir ninguém.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários