Confira nossa versão impressa

Como ler a Bíblia?

Muitos católicos têm contato com os textos da Bíblia apenas durante as celebrações da Missa. A Igreja Católica indica a seus fiéis que adquiram familiaridade com os textos da Bíblia por meio da leitura diária

Como ler a Bíblia?

Escrita por muitas mãos e inspirada por Deus, a Bíblia é muito mais que um livro. É a coleção dos livros inspirados por Deus, reconhecidos pela Igreja. É também denominada pelos católicos Palavra de Deus. Traduzida para praticamente quase todos os idiomas, a Bíblia é uma das principais fontes de orientação e de oração das denominações religiosas.

Muitos católicos têm contato com os textos da Bíblia apenas durante as celebrações da Missa, nas quais, de acordo com o calendário litúrgico, leem-se trechos do Antigo e do Novo Testamento. Sem dúvida, esses são momentos privilegiados para a escuta e o aprendizado da Palavra, mas não são os únicos. A Igreja Católica indica a seus fiéis que adquiram familiaridade com os textos da Bíblia por meio da leitura diária individual ou comunitária.

 Cursos bíblicos, grupos de oração e círculos de leitura orante da Palavra são outros excelentes meios de aprofundamento vivamente aconselhados pela Igreja e que facilitam a aplicação dos ensinamentos contidos na Bíblia no dia a dia.

Por onde começar?

Existem vários planos de leitura para quem quer começar a ler a Bíblia. Em cada um deles, há princípios claros que podem ser muito úteis para quem quer conhecer melhor as Escrituras. A melhor maneira é buscar apoio para estudar e rezar os textos bíblicos em uma comunidade eclesial.

“A Bíblia é como uma casa que tem 73 portas. É bom entrar por aquela que você mais conhece, porque aí você se sente em casa! Existem portas que você nunca usa. Então, não é bom entrar por uma porta que você não conhece. Entre por uma porta onde você se sente à vontade, sem deixar a vida que você vive. Para muita gente, são os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos. Quem vive em comunidade e participa ativamente, se for ler os Atos, encontra coisas que vive hoje. Há empatia, afinidade”, explicou Frei Carlos Mesters, Padre da Ordem do Carmo e biblista que desenvolveu vários métodos que sugerem uma leitura comunitária da Bíblia, em entrevista publicada pela revista Vida Pastoral.

Leitura Orante da Palavra

A Leitura Orante da Palavra, ou LectioDivina, é um método de leitura e oraçãodos textos bíblicos que segue um roteirofixo e sugere que se siga a liturgia diáriapara a escolha dos textos. Antes de começar, o leitor deve colocar-se à luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda. Depois, eleprecisa seguir quatro etapas: leitura, meditação, oração e contemplação.

7 Passos para ler e meditar os textos bíblicos

1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;

2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos e os Atos dos Apóstolos;

3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);

4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito;

5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;

6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudá-lo a entender;

7) Atualizar o texto: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida.

Fonte: Sab-Paulinas

1º – Leitura

O que o texto diz?

É o primeiro passo para levar ao entendimento e à compreensão do texto. A Palavra de Deus não deve ser lida para se ter experiências extraordinárias, mas para escutar o que Deus tem a dizer, para conhecer a Sua vontade e poder obedecê-la.

A leitura da Palavra deve ser pausada, tranquila e contínua, deixando que o Espírito faça saltar do texto uma frase, versículo ou ideia que penetre seu coração e que guiará a sua meditação para ouvir a mensagem particular que Deus tem para você naquele dia. Alguns mestres da Lectio Divina recomendam que se deve ler o mesmo trecho três a quatro vezes, para identificar bem aquilo que Deus deseja comunicar pela Palavra.

2º – Meditação

O que Deus está me falando?

A meditação é o momento de descobrir o que Deus quer falar por meio daquele trecho da Bíblia. É a atualização do texto dentro da nossa vida: ‘O que o texto diz para mim hoje?’

A meditação é como o anjo da anunciação que vem manifestar a vontade de Deus para nós. Como Maria, nós devemos acolher essa Palavra e ser transformados por ela. A Palavra nos foi dada por Deus para ser encarnada também na vida e na história de cada um de nós.

A Lectio semeia a Palavra no coração do homem para que ela brote na meditação ao longo do dia e, assim, possa se cumprir em sua vida. Por isso, a meditação da Palavra deve ser estendida ao longo do dia e acabar somente quando o dia termina. A meditação implica guardar, permanecer e cumprir a Palavra.

3º – Oração

O que o texto me faz dizer a Deus?

A oração é momento de deixar brotar naturalmente, a partir da meditação, o louvor, o arrependimento, a súplica, a gratidão, o pedido de perdão, a oferta e a adoração a Deus. Também suplicar as graças necessárias para que possamos corresponder e cumprir as mensagens encontradas por meio da Palavra.

4º – Contemplação

Ocorre de modo espontâneo, sem interferência de quem ora. É dom de Deus que nasce do silêncio interior, sem palavras e imagens, sem pensamentos e sentimentos, para que na presença de Deus possamos saborear espiritualmente as verdades descobertas e a ideia inicial. É a hora da intimidade, do abandono, da entrega e de conformar o nosso ser no Ser de Deus. É repousar o olhar e o coração em Deus. Tendo entrado no repouso contemplativo, deixe-se ficar aí.

Fonte: SAB-Paulinas e Comunidade Católica Pantokrator

* Reportagem publicada em 12 de setembro de 2018, por Nayá Fernandes

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Retirar-se para ouvir a voz de Deus

O SÃO PAULO apresenta indicações para quem deseja realizar um retiro espiritual de maneira solitária e pessoal

Marcha pela Vida 2020: a mulher e o bebê têm igual direito de viver

Não foi como nos anos anteriores, com centenas de pessoas nas ruas, mas a Marcha pela Vida...

São João Paulo II: um Santo e poeta da Igreja

Dando sequência a série especial que rememora santos poetas da Igreja ao longo da história, O SÃO...

Polônia inaugura mural gigante de São João Paulo II no ano do centenário

Uma cidade polonesa inaugurou um mural gigante de São João Paulo II, em homenagem ao centenário de...

Declaração do Papa sobre homossexuais foi editada com fragmentos de entrevista de 2019

Cineasta utilizou trechos retirados do contexto original de uma entrevista do ano passado para compor afirmação do Pontífice a respeito das uniões...

Newsletter