Por que São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, não são citados na Bíblia?

“Onde encontro na Bíblia os avós de Jesus?” É o que me pergunta a Nivalda, aqui de São Paulo. Pois bem, os nomes dos pais de Maria – São Joaquim e Sant’Ana – não estão na Bíblia, não estão nos evangelhos. Entretanto, são encontrados em um evangelho apócrifo chamado “Protoevangelho de Tiago”. O que significa “evangelho apócrifo”? São textos datados dos primeiros séculos do Cristianismo que relatam fatos relacionados a Jesus que não constam dos evangelhos sinóticos e no Evangelho de João.

A Igreja não considera inspirados por Deus esses evangelhos apócrifos. Por isso eles não constam na Bíblia, pois se trataram de tentativas de preencher os “brancos” que os Evangelho inspirados contêm. Quem de nós não gostaria de saber como foi a infância de Maria? Quem eram seus pais? Como foi seu casamento com São José? Os evangelhos apócrifos dão estas informações que não podem ser levadas a sério por serem fantasiosas na maioria das vezes.

O evangelho apócrifo chamado “Protoevangelho de Tiago” se refere explicitamente a Maria. Fala de seus pais e afirma que Joaquim era idoso e engravidou sua esposa, Ana, após um jejum de 40 dias. Fala ainda que Maria foi consagrada aos 12 anos e ficou no templo até o início de sua menstruação. Também diz que José era viúvo e tinha filhos quando casou-se com ela. Maria teria engravidado aos 16 anos… Veja, Nivalda, são informações que todos nós gostaríamos de ter, mas os evangelhos canônicos ou inspirados não as trazem. Devemos levar a sério as informações desses evangelhos apócrifos? Sim, no sentido de terem sido produzidos por cristãos desejosos de entender melhor a fé. E não, no sentido de não serem inspirados e serem fantasiosos.

Em todo caso, é bom venerarmos os pais de Maria. E vamos chamá-los de Joaquim e Ana. O importante é que eles existiram e merecem veneração!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários