Cardeal Scherer: ‘Dar testemunho da nossa fé com bondade e mansidão’

Disse o Arcebispo de São Paulo, no programa “Diálogos de Fé”, transmitido ao vivo pela rádio 9 de Julho (AM 1600 kHz) e na página oficial de Dom Odilo no Facebook

Apresentar ao mundo as verdades da fé e retribuir o amor que Jesus tem por todos são deveres dos cristãos, como lembrou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, no domingo, 17, no início programa “Diálogos de Fé”, transmitido ao vivo pela rádio 9 de Julho (AM 1600 kHz) e na página oficial de Dom Odilo no Facebook.

 “Estejam sempre prontos para apresentar a explicação dos motivos da sua fé e esperança a quem desejar. Como diz São Pedro, no entanto, façam isso com bondade e mansidão, e não com palavras duras ou violentas. Não podemos impor [nossas ideias] aos outros, pois isso não funciona; devemos respeitar a posição dos outros, mesmo se discordarmos”, afirmou o Arcebispo ao recordar a segunda leitura da liturgia do 6º Domingo da Páscoa (1Pd 3,15-18).

CONHECER A NOSSA FÉ

O Cardeal reforçou que a Primeira Carta de São Pedro é uma bela catequese pós-batismal a todos os batizados; reiterou, ainda, sobre a importância de se conhecer a fé cristã e enfatizou que todas as casas deveriam ter o Catecismo da Igreja Católica, pois é o livro da “explicação oficial da nossa fé”.

“O Catecismo é magistério da Igreja, é a explicação oficial daquilo que nós cremos: em Deus Pai. Daquilo que nós praticamos: os Dez Mandamentos e os demais aspectos e fontes da nossa moral católica. Daquilo que nós celebramos: os sacramentos, liturgia e oração. E como nós vivemos e nos relacionamos: a Doutrina Social da Igreja.”

O MANDAMENTO DE JESUS

Fazendo referência ao Evangelho daquele dia (Jo 14,15-21), o Arcebispo de São Paulo recordou que o amor que Jesus tem por todos deve ser retribuído, pois amar é observar a Palavra e o mandamento deixado por Deus. E reforçou que é preciso amar de todo o coração e não apenas com palavras.

“O mandamento de Jesus é o amor, mas também são os outros Dez Mandamentos. O mandamento de Jesus são também as bem-aventuranças e todo o Evangelho. O mandamento de Jesus é Ele próprio, sua pessoa, seu exemplo. Ele é a referência à qual nós devemos sempre voltar, nos orientar e nos inspirar. Isso significa ser discípulo.”

PERGUNTAS DOS INTERNAUTAS  

Como de costume, Dom Odilo respondeu às perguntas dos internautas que estavam acompanhando a live. Leo Lopes questionou: “Como vencer as dificuldades interiores, como a timidez, no caso de ser chamado a servir à Igreja?”.

“Uma coisa é certa: vencemos a timidez dando passos, um de cada vez, com coragem e superando as resistências que criamos. É preciso pedir a graça de ter a coragem e confiança em si mesmo, pois a timidez, no fundo, é uma falta de confiança em si mesmo. Então, coragem, você tem capacidade”, disse o Arcebispo.

Já o internauta Vinícius Potter quis saber qual a função do Núncio Apostólico. Dom Odilo explicou que “é como se fosse um embaixador do Papa em um determinado país. Nós temos no Brasil uma Nunciatura Apostólica, em Brasília (DF), e o núncio é Dom Giovanni d’Aniello. Ele é o embaixador do Papa perante o governo brasileiro e a Igreja. Ele é o representante pontifício perante a Igreja no Brasil”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários