Confira nossa versão impressa

Secretárias paroquiais participam de reunião on-line na Região Belém

PADRE MARCELO MARÓSTICA QUADRO

Secretárias paroquiais participam de reunião on-line na Região Belém

Na sexta-feira, 17, por iniciativa da Coordenação e Secretaria de Pastoral da Região Belém, realizou-se o primeiro encontro on-line das secretárias paroquiais, conduzido pelo Padre Marcelo Maróstica Quadro, Coordenador Regional de Pastoral; e por Giane Flavigna, Secretária de Pastoral da Região.

Participaram deste primeiro encontro os secretários e secretárias dos Setores Belém, Carrão-Formosa e Tatuapé. Ao todo, 24 paróquias e tiveram a participação de 32 secretários (as).

No primeiro momento de reunião, houve uma partilha de como está sendo enfrentado esse tempo de pandemia, a partir de diversos testemunhos e relatos sobre o difícil momento atual, com situações como o desemprego na família, as dificuldades financeiras e entre outros.

No segundo momento, foi discutido como o serviço de secretariado estava acontecendo no isolamento social. Falou-se, também, sobre o ofício de home office e percebeu-se que a procura por serviços da secretaria ainda é pouco, em decorrência do povo ainda estar com receio de ir presencialmente nas igrejas, e que a busca por serviços on-line é maior. Foi ainda discutido e partilhado sobre as preparações para os sacramentos, para as celebrações, tomando todos os cuidados, e sobre como preparar-se para as celebrações.

Também se falou como as secretarias poderiam trabalhar presencialmente sem o risco de contaminação. A Secretaria de Pastoral repassou a todos as orientações da Arquidiocese de São Paulo e dos órgãos públicos de saúde.

Em um último momento foi pensando de que maneira a Região Episcopal Belém poderia colaborar com o trabalho das secretárias paroquiais. Foram levantados dois aspectos importantes: uma capacitação técnica, já que muitos não haviam trabalhado com as mídias sociais – percebe-se que há a necessidade uma capacitação técnica em termos de uso das redes sociais e equipamentos de tecnologia; e o segundo ponto foi capacitar na dinâmica da Pastoral da Escuta, já que a secretaria paroquial acaba sendo a porta de entrada e de acolhida para aqueles que procuram a igreja. Neste tempo de pandemia, as pessoas continuam angustiadas e procuram ajuda na Igreja.

Este foi o primeiro encontro. Já estão agendados encontros com os outros setores, para colaborarem com o trabalho das secretárias paroquiais.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

O primeiro jornalista a ser beatificado

JOÃO FOUTO Manuel Lozano Garrido, incansável autor do meio jornalístico, nasceu há cem anos, em agosto de 1920

COVID-19: para o seu bem e pela vida do próximo, proteja-se!

Aos cristãos, de modo especial, cumprir as orientações sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus é uma postura de coerência de...

A família é a primeira responsável do processo educativo

Este foi um dos destaques da live da quarta-feira, 12, na programação arquidiocesana da Semana Nacional da Família

Todos Somos Hum

Três amigas mostram a força da solidariedade, em projeto desenvolvido em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade social, amplificada com a...

Cura d’Ars é modelo para aqueles que desejam ser bons pastores

É o que destacou o Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano, em missa no Seminário Maior de Filosofia da Arquidiocese de São Paulo

Newsletter