Confira nossa versão impressa

‘Só não é perseguido quem acomoda o serviço de Deus ao gosto dos homens’

‘Só não é perseguido quem acomoda o serviço de Deus ao gosto dos homens’
Dom Odilo Scherer, em missa nesta sexta-feira, 10 (Foto: Frederico Oliveira)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta sexta-feira, 10, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

A Eucaristia foi celebrada na intenção de toda a Igreja em São Paulo e por todas as pessoas que sofrem os impactos da pandemia de COVID-19, em especial, os doentes, os profissionais da saúde, os pobres e os falecidos.

SIMPLES E PRUDENTES

No Evangelho do dia (Mt 10,16-23), Jesus fala aos seus discípulos sobre os riscos que eles deverão enfrentar durante a missão e exorta a serem “prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas” alerta.

Contudo, o Senhor ressalta que em meio a essas tribulações, haverá um defensor: “Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós”.

“Jesus não promete tranquilidade, mas lhes entrega grandes dons para serem repartidos entre os homens, a Palavra de Deus, a redenção, a grande esperança, a certeza na vida de que não estamos neste mundo sem saber o que fazer ou para onde vamos”, afirmou Dom Odilo, na homilia.  

O Arcebispo ressaltou ainda, que o Evangelho é a boa nova que orienta a vida e aqueles que são enviados a anunciá-lo não devem procurar honrarias, riquezas ou comodidades por meio do serviço de Deus. “Só não é perseguido quem acomoda o serviço de Deus ao gosto dos homens”, sublinhou.

VOLTA PARA O SENHOR

Na primeira leitura (Os 14,2-10), o povo de Deus novamente se vê envolvido pela idolatria e afastado de Deus e, por isso, o profeta Oséias, em nome de Deus, adverte: “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor”.

“Deus sempre se volta para seu povo e estende a sua mão”, reforçou o Cardeal, enfatizando que quem se volta para o Senhor novamente revive e fora dele não encontra sentido na vida.

RECOMENDAÇÕES

No fim da celebração, Dom Odilo renovou sua recomendação para que as pessoas se cuidem e evitem sair de casa, pois a disseminação do novo coronavírus ainda não está controlada.

O Arcebispo também lembrou que as igrejas estão, aos poucos, retomando as missas com a participação presencial de um pequeno número de fiéis, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados. Contudo, ele reforçou aos idosos e pessoas consideradas do grupo de risco que permaneçam em casa e acompanhem as celebrações pelos meios de comunicação.

Nesse sentido, o Cardeal também pediu para que as pessoas continuem unidas espiritualmente a suas comunidades, também as apoiando em suas necessidades, especialmente na promoção da caridade. “Que nossas paróquias possam ser comunidade de fé, oração, caridade e esperança, proclamando que Deus está no meio de nós”, concluiu.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhe!

Últimas Notícias

Comunidade Canção Nova dá ‘abraço virtual’ em São Paulo

Transmitido pela TV e internet, evento de evangelização que costuma reunir multidões na capital paulista foi acompanhado em todo o Brasil e...

‘Vale a pena enfrentar a cruz e todo sofrimento por causa de Cristo’

Afirmou o Cardeal Scherer em missa na Catedral da Sé, nesta quinta-feira, 6, Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

Mês vocacional é aberto com missa presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca

No domingo, 2, Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, presidiu missa...

Festa de São Pedro Julião Eymard, o apóstolo da Eucaristia

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Santa Ifigênia, Setor Pastoral Catedral, cuja igreja matriz tem...

Paróquia Santo Inácio completa 80 anos

Na sexta-feira, 31 de julho, a Paróquia Santo Inácio de Loyola, Setor Pastoral Paraíso, completou 80 anos de existência, hoje confiada aos...

Newsletter