Aborto é crime no Brasil, ressaltam participantes da Semana Nacional da Vida

A Região Episcopal Sé participou das ações da Semana Nacional da Vida, organizada pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Paulo. Na sexta-feira, 2, às 18h, houve a meditação e reza do Terço na Paróquia Santo Eduardo, com intenções contra o aborto e todas as formas de violência contra as mulheres, e pelas almas dos nascituros mortos em razão de tal prática.

Na sequência, às 20h, aconteceu a live “Aborto, aspectos jurídicos”, com a participação de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Vigário Episcopal para o a Educação e a Universidade e Referencial para a Pastoral Familiar; da professora Regina Beatriz Tavares, pós-doutora em Direito da Bioética pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal); e de Miguel Vidigal, advogado e atual diretor-tesoureiro da União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp).

Após conduzir a oração inicial, Dom Carlos destacou que, de acordo com o Código Penal, o aborto é crime. Vidigal detalhou legislações, incluindo a própria Constituição, que especificam que o aborto não é legalizado no Brasil, embora não impliquem punições em algumas circunstâncias restritas. O advogado enfatizou que já no útero materno há vida e que, portanto, é um crime interrompê-la, reforçando, assim, que no Brasil não há “aborto legal”.

Fazendo referência a dados científicos, a Dra. Regina enfatizou: “Somos os mesmos desde quando fomos fecundados”. Ela lembrou que legalizar o aborto “é autorizar o homicídio, é a autorização para matar o ser que já tem a forma humana” e que o Brasil adotou o tratado pela vida, por meio do Pacto de San José da Costa Rica, e, assim, o País tem a responsabilidade de resguardar a inviolabilidade da vida. A especialista comentou que a sociedade deve estar mais bem informada sobre o tema, para que assim possa defender a vida dos nascituros e das gestantes.

A programação da Semana Nacional da Vida está disponível no site www.regiaose.org.br

POR CENTRO DE PASTORAL DA REGIÃO SÉ

Deixe um comentário