Aos 50 anos, Paróquia São Luiz Gonzaga busca retomar iniciativas evangelizadoras

No domingo, 19, o Cardeal Scherer presidiu a missa em ação de graças pelo Jubileu de Ouro da igreja que está sob os cuidados dos Padres Teatinos

Luciney Martins/O SÃO PAULO

A cada 15 dias, aos finais de semana, a capela do Hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã, se abria para que os moradores participassem da missa. Vivia-se o final dos anos 1960 e o bairro localizado na zona Norte estava em expansão. A capela, cuja pedra fundamental data de 29 de janeiro de 1956, foi abençoada em 21 de dezembro de 1968.

Jacira Trindade Moraes Salles, 83, ia ao templo desde 1972, quando se mudou para o bairro. “Passado um tempo, um dia veio Dom Paulo Evaristo Arns e ele nos disse que em breve viria um padre pra ficar em definitivo”. E assim se fez: em 18 de novembro de 1973, era criada a Paróquia São Luiz Gonzaga e dada posse a seu primeiro Pároco, o Padre Hermenegildo Ziero. Para festejar os 50 anos da Paróquia, um tríduo festivo aconteceu entre os dias 15 e 17. No sábado, 18, houve a missa solene do jubileu de ouro, e no domingo, 19, a celebração em ação de graças pelo cinquentenário, presidida pelo Cardeal Odilo Scherer.

“Saúdo todos vocês que estão firmes, perseverando aqui na Paróquia São Luiz Gonzaga, e peço a Deus que os abençoe e fortaleça no caminho da fé, para que tenham firmeza para caminhar com a Igreja”, disse o Arcebispo Metropolitano no começo da missa, que teve como concelebrantes os Padres Lucas Antônio Gobbo Custódio, CR, Administrador Paroquial; Bruno Reis, CR, Vigário Paroquial; e Guilherme Alves dos Santos, CR, Pároco da Paróquia São Geraldo, da Diocese de Guarulhos (SP). Desde março, a Paróquia São Luiz Gonzaga está sob os cuidados da Ordem dos Clérigos Regulares (CR) – Padres Teatinos.

BOAS LEMBRANÇAS

Jacira Salles e Neuza Rocha de Souza Pereira, 78, guardam muitas lembranças destes 50 anos. À reportagem, elas recordaram todo o empenho da comunidade paroquial e do Padre Ziero, Pároco até 2003, para dar início às turmas de Batismo, Catequese e Crisma, motivar a participação dos jovens, construir salas, prestar assistência aos mais pobres, organizar as quermesses e a festa do padroeiro, que ocorria durante quatro finais de semana.

“Você não imagina o tanto de barro que nós amassamos neste terreno. No começo, somente existia a igreja. Todo o resto, fomos construindo, como o salão paroquial e o salão de eventos. O Padre Ziero estava sempre trabalhando por aqui, ia nas casas da gente, estava sempre disponível”, detalhou Jacira.

Neste ano jubilar, uma exposição fotográfica nas paredes da igreja recorda momentos dos 30 anos em que o Padre Ziero esteve à frente da comunidade, bem como daqueles que o sucederam: os Padres José Chapron Ribeiro e Benedito Hércules Daniel.

“Já chegamos a ter um grupo de Pastoral da Criança que assistia mais de 300 crianças. Se eu pudesse pedir um presente a Deus neste 50 anos, pediria que o povo todo voltasse, que esta igreja lotasse novamente”, disse Neuza, que é ministra extraordinária da Sagrada Comunhão.

EVANGELIZAR NO TEMPO PRESENTE

Retomar o vigor que a comunidade paroquial já teve está entre as metas dos Padres Teatinos. “A Paróquia fica em uma região onde há muitas casas, mas, ao mesmo tempo, é um pouco distante. Assim, temos dificuldade para atingir as pessoas do entorno, até pelo fato de os paroquianos mais antigos já não virem mais. Desse modo, a nossa primeira missão foi a de abranger o maior número de fiéis. Hoje as missas não estão lotadas ainda, mas já se vê pessoas retornando e novas chegando”, contou ao O SÃO PAULO o Padre Lucas Gobbo.

O Sacerdote lembra que pelo fato de boa parte dos paroquianos já serem idosos, os horários de algumas atividades foram ajustados, como os grupos da Legião de Maria e do Apostolado da Oração. Além dessas, estão bem estruturadas as pastorais litúrgica, do Dízimo, de canto, dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão e de cerimoniários, coroinhas e acólitos. Também tem-se buscado retomar o movimento da Mãe Rainha.

Padre Lucas comenta, ainda, que os trabalhos pastorais têm sido realiza dos de modo mais próximo pelo Padre Bruno, Vigário Paroquial, que também vai ao Hospital São Luiz Gonzaga para ministrar a Unção dos Enfermos e rezar pelos doentes quando é chamado.

Também foram intensificados os momentos devocionais e de oração. Em junho, houve a novena e festa de São Luiz Gonzaga; em agosto, foi celebrado São Caetano, fundador dos Padres Teatinos; e em outubro ocorreu o Cerco de Jericó. “A participação dos fiéis na festa de São Caetano nos surpreendeu. São Caetano é o santo da providência e também invocado como o santo do pão e do trabalho, e muitas graças foram alcançadas neste tríduo”, assegurou o Administrador Paroquial, que também é Pároco da Paróquia Santa Dulce dos Pobres, na Região Santana.

FAZER BOM USO DOS TALENTOS DADOS POR DEUS

Na homilia da missa do domingo, o Cardeal Scherer, ao falar sobre a parábola dos talentos (cf. Mt 25,14-30), lembrou que a vida é o grande talento que Deus confiou a cada um, além da fé, que deve ser bem testemunhada, já que um dia todos terão de prestar contas ao Senhor.

“A cada dia, devemos fazer coisas boas com os dons que recebemos: amparar o próximo, amar a Deus, realizar as obras de misericórdia, viver bem as virtudes, ser bom, generoso, justo, honesto e respeitoso com as pessoas, desempenhar bem aquilo que é próprio de seu estado de vida ou profissão”, ressaltou o Arcebispo.

 Após o rito da comunhão, Dom Odilo comentou que os 50 anos da Paróquia já são parte da história e que compete aos fiéis de hoje escrever as próximas páginas.

“A comemoração dos 50 anos é o momento de tomarmos consciência do que estamos fazendo, também na Paróquia, com os talentos que recebemos. Desejo que Deus os conserve sempre firmes, que continuem perseverantes, que não desanimem, mesmo quando as coisas não são fáceis, pois de Deus nunca devemos desconfiar”, exortou, recomendando ainda que a comunidade esteja atenta às crianças e jovens: “Eduquem as crianças na fé, pois elas são os tesouros que Deus nos entregou nas mãos. Se vocês não trazem as crianças, não as batizam, não as colocam na Catequese, a Igreja vai ficar vazia depois. Da mesma forma, ajudem os jovens a se reencontrarem com a Igreja, eles têm espaço na Igreja”.

A MISSÃO CONTINUA

Ao final da missa, Padre Lucas agradeceu ao Arcebispo pela presença e por ter confiado aos Padres Teatinos o cuidado pastoral da Paróquia. Também expressou sua gratidão pela forma como os sacerdotes foram recebidos pelos fiéis. “Nossa caminhada não pode parar nos 50 anos. A partir de amanhã, já vamos caminhar para os 51 anos. Vamos continuar a fazer a nossa parte e deixar que o Espírito Santo conduza a nossa história”, afirmou.

“Temos várias coisas por fazer ainda, como a reforma do salão e ajustes na secretaria paroquial e no centro catequético, para que possamos bem acolher os fiéis, pois de nada adianta ter o padre se não há comunidade, se não há pessoas engajadas. O jubileu é uma graça e somos convidados a colocá-la em prática, para fazermos conforme a vontade de Deus, tendo a inspiração do padroeiro, São Luiz Gonzaga”, disse Padre Lucas à reportagem.

CONHEÇA E VISITE A PARÓQUIA SÃO LUIZ GONZAGA
Endereço: Rua Michel Ouchana, 50, Jaçanã
Redes sociais: @paroquiasaoluizg
WhatsApp: (11) 93710-9485
Missas: Quinta-feira (20h) e domingos (8h, 10h30 e 18h).
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários