‘Bazar do Cuore’ da Aliança de Misericórdia: moda acessível com impacto socioambiental

Por Robson Landim
Comunicação da Aliança de Misericórdia

Com a proposta de incentivar a moda acessível com impacto socioambiental e sustentar os vários projetos sociais mantidos pelo movimento Aliança de Misericórdia na capital paulista e em outras cidades no Brasil, Venezuela e Moçambique, foi inaugurado em 12 de junho o “Bazar do Cuore”, no bairro da Bela Vista.

Caminhando para criar um ambiente cada vez mais sustentável e correspondendo aos apelos do Papa Francisco na encíclica Laudato si’ – sobre o cuidado com a Casa Comum, o “Bazar do Cuore” apresenta uma nova concepção para estimular mudanças de comportamento, com o incentivo a práticas mais responsáveis e eco-conscientes de consumo.

Oferecendo uma alternativa alinhada com a política dos 5 R’s – Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar – e buscando reduzir o impacto ambiental, a iniciativa contribuirá para a conservação de recursos naturais, como água e energia.

A possibilidade de reutilização de peças de vestuário, calçados, entre outros, em boas condições de uso evita que esses materiais se tornem resíduos desnecessários e fomenta a economia circular, estimulando a reutilização de produtos e prolongando a vida útil dos itens.

O “Bazar do Cuore”, como o próprio nome diz, busca ser um local que proporciona acolhida àqueles que chegam com o coração ferido, à procura de cuidado, restituição e reintegração, proporcionando a geração de recursos para a comunidade local e para a sustentabilidade financeira dos projetos sociais da Aliança de Misericórdia, por meio da economia circular.

INAUGURAÇÃO

A inauguração do espaço foi iniciada com a missa votiva a São José, pai da providência, presidida pelo Padre João Fernando, formador da Aliança, e concelebrada pelo Padre Luiz Fábio, Reitor da Igreja da Boa Morte. Participaram da missa um grupo de benfeitoras que colabora diretamente com os projetos do Movimento com a organização de grandes eventos.

Após a celebração, Padre João Fernando foi até o espaço do bazar para a bênção com o Santíssimo Sacramento. Ele pediu que aquele local fosse testemunha da providência de Deus tanto para os que compram quanto para cada atendido da Aliança que será beneficiado com o que ali for vendido.

“Que as pessoas que entrarem no Bazar do Cuore em busca de uma peça de roupa não encontrem apenas isso, mas encontrem a Deus, acolhida, um sorriso, um lugar de paz. Que esse bazar se torne lugar de encontros e que nele seja manifestada a Divina Providência diante de tantas necessidades dos nossos projetos”, pediu o sacerdote nesse momento festivo de inauguração.

Logo após, dezenas de pessoas puderam conhecer o espaço, fazendo suas compras e degustando um saboroso lanche ofertado pelos organizadores.

Para Ivanildes Almeida, responsável pelo “Bazar do Cuore” e outras ações de sustentabilidade da Aliança, a inauguração cumpriu com as expectativas por ter conseguido unir os corações: “Vieram pessoas de vários locais de São Paulo. E a nossa ideia era também criar um ambiente familiar, no qual as pessoas possam vir e criar memórias agradáveis e isso foi muito bacana. Além disso, foi importante a fala sobre a questão do consumo consciente, da economia circular e de um futuro mais sustentável”.

Ela ainda reflete sobre o futuro da iniciativa, lembrando que “esse é apenas um piloto, pois a Aliança quer expandir essa cultura e reforçar a missão do ‘Bazar do Cuore’ que é capacitação dos jovens atendidos, a sustentabilidade, a geração de recursos para a comunidade local e o sustento do próprio Movimento. E, claro, fazer com que os bazares que a Aliança mantém em outras cidades entrem nessa estrutura e cultura do consumo consciente. Também queremos atingir as empresas, lembrando-as da responsabilidade social e ecológica”.

PROJETOS SOCIAIS

Todo o valor das vendas realizadas no “Bazar do Cuore” será revertido para as obras sociais da Aliança de Misericórdia. São diversos projetos nas áreas da educação, acolhida e assistência social presentes na capital paulista e em outras cidades do Brasil, da Venezuela e de Moçambique.

Na capital paulista, a Aliança de Misericórdia mantém três Centros de Educação Infantil (CEI), três Centros da Criança e do Adolescente (CCA), 2 Casas Lares, o Núcleo de Convivência “Casa Restaura-me”, o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) e a Vila Cuore – Centro de Educação e Formação Profissional.

Uma ênfase especial aos projetos localizados na Favela do Moinho, no Campos Elíseos, onde missionários e colaboradores se desdobraram para a acolhida, educação, cuidado integral e evangelização de crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da CEI São Miguel e do Oratório (CCA) São Domingos Sávio. Nos espaços, os atendidos têm alimentação de qualidade, ensino e acompanhamento.

VISITE O BAZAR DO CUORE
Rua Avanhandava, 616, Bela Vista
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe um comentário