Capela São Camilo de Lellis é a presença da Igreja no Hospital do Mandaqui

O templo localizado no hospital da zona Norte de São Paulo é o último retratado na série especial de reportagens do O SÃO PAULO

Missa na Capela São Camilo de Lellis, no Conjunto Hospitalar do Mandaqui

Entre o centro cirúrgico e a UTI para adultos no 6º andar do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, mantido pelo Governo de São Paulo na zona Norte, está instalada a Capela São Camilo de Lellis.

“Permanecendo aberta 24 horas, todos os dias, é local de refúgio e conforto àqueles que estão internados ou que acompanham seus familiares e mesmo aos profissionais da área da saúde que buscam nas orações, na partilha e nas bênçãos a presença de Deus”, afirma o Diácono Permanente Márcio Cesena, que presta assistência pastoral na Capela, hoje sob os cuidados da Paróquia Nossa Senhora da Salette, na Região Santana, tendo como Capelão o Padre Alfredo Granzotto, MS.

História

A Igreja está presente no hospital desde a inauguração do primeiro prédio, em 24 de dezembro de 1939. Inicialmente, a assistência pastoral coube às Irmãs das Escolas Cristãs da Misericórdia, que vieram da Alemanha para o Brasil no fim da década de 1930 e mantiveram essa atuação até a primeira metade dos anos 2000.

Em 1950, o atual prédio foi inaugurado, já com o espaço da Capela, que foi reformado em 1962, com a construção deum novo presbitério fixo, feito de mármore. “Coube a Dom Antônio Maria Alves Siqueira consagrar o altar, dedicado, e sob o qual as relíquias de Santa Perpé- tua e Santa Felicidade se encontram depositadas. Em 2009, a Capela passou por uma grande reforma, coordenada pelo Padre Zacarias José de Carvalho Paiva, então Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde na Região Santana. Foram feitas adequações das instalações, troca de revestimentos e pisos, instalação deforro, tendo sido mantidos o crucifixo, o piso do presbitério, o altar e os bancos originais reformados”, detalhou o Diácono.

Comunidade ativa

Regularmente, os agentes da Pastoral da Saúde lá se reúnem antes das visitas aos enfermos, às quartas-feiras e sábados, às 14h, seguidas de missas às 15h30.

Às quintas-feiras, às 14h30, o grupo “Mãe da Misericórdia” organiza um momento de oração, partilha da Palavra de Deus, reza do Terço e adoração eucarística. Por ora, em razão da atual pandemia, essas iniciativas estão suspensas.

Testemunhos

O Diácono Márcio rememorou alguns testemunhos de fé, como o de um rapaz que veio da Bahia para tratar um tumor no cérebro e permaneceu por meses no hospital: “Ele conheceu a Capela e começou a frequentar os momentos de oração e de celebração. Passou também a levar seus companheiros de enfermaria que podiam ir às missas. Fez a cirurgia, voltou para a Bahia e até hoje temos contato por telefone ou quando ele vem para fazer acompanhamento no hospital”.

Outra recordação é de um homem que acompanhou sua mãe, já idosa, para uma cirurgia. “Quando ela foi para o centro cirúrgico, ele veio para a Capela e se entregou a Deus diante da imagem de Nossa Senhora, colocando sua mãe nas mãos Dela. Ele nos testemunhou que naquele dia, algum tempo depois, os médicos foram procurá-lo para informar que, analisando melhor o caso, tinham decidido por não fazer a cirurgia. Em uma celebração eucarística, ele agradeceu essa graça recebida pela intercessão de Nossa Senhora”, lembrou o Diácono.

VEJA NESTA SÉRIE DE REPORTAGENS

Capela do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Capela do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

Capela da Santa Casa de Misericórdia
guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maria Luisa
Maria Luisa
3 anos atrás

ja pedi tbm muito nesta capela pela vida de minha filha, Ana Clara, e agradeço a graça recebida.

Zilda cassiolatto Gallo
Zilda cassiolatto Gallo
1 ano atrás

Boa tarde gostaria de pedir para que um padre fosse levar a unção para o meu irmão Nelson cassiolato que se encontra na UTI e ele tá pedindo para que o padre vá visitá-lo desde já eu agradeço pois ele não está nada bem

Zilda cassiolatto Gallo
Zilda cassiolatto Gallo
1 ano atrás

Gostaria muito de que fossem claro que se possível ainda hoje Deus abençoe e continue iluminando a cada um de vocês e a cada um de nós