Cardeal Scherer motiva seminaristas a participarem da preparação da Assembleia Eclesial da América Latina

Cardeal Odilo Pedro Scherer (reprodução da internet)

Durante o II Simpósio Missionário do Seminário da Arquidiocese de São Paulo, realizado entre os dias 4 e 8, o Cardeal Odilo Pedro Scherer dedicou a manhã da quarta-feira, 7, para falar com os seminaristas sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.

Prevista para acontecer em novembro, na Cidade do México, a Assembleia Eclesial conta com uma etapa preparatória de escuta às Igrejas locais e aos católicos te todo o continente.

LEIA TAMBÉM:
Assembleia eclesial da América Latina e Caribe assegura amplo processo de participação

Dom Odilo, que também é o 1º Vice presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), explicou aos seminaristas a natureza e a missão desse organismo eclesial, assim como das conferências episcopais dos diferentes países. “As conferências episcopais são expressão da colegialidade dos bispos, da unidade da Igreja local e da comunhão na busca do melhor serviço ao povo de Deus”, afirmou o Arcebispo de São Paulo.

Já o Celam é um conselho que reúne as representações das conferências episcopais de toda a América Latina e do Caribe. Esse organismo é responsável pela preparação e realização  das conferências gerais do episcopado latino-americano caribenho, eventos que já teve cinco edições: Rio de Janeiro (1954); Medellín, na Colômbia (1968); Puebla, no México (1979); Santo Domingo, na República Dominicana (1991); e Aparecida (2007).

Luzes de Aparecida

O Cardeal Scherer explicou que, passados quase 15 anos da realização da Conferência de Aparecida, era esperada a realização de um novo evento do episcopado latino-americano. Em 2019, durante a assembleia geral do Celam, realizada em Honduras, foi apresentado ao Papa Francisco o pedido para a convocação de uma nova conferência geral.

No início de 2020, o Santo Padre decidiu que não iria convocar uma nova conferência do episcopado, sublinhando que a edição de Aparecida ainda tinha muito a contribuir para a Igreja no continente, sobretudo pelo apelo à conversão e renovação pastoral e missionária.

O Pontífice propôs, então, que fosse pensada uma assembleia eclesial, com a participação não apenas de bispos e seus delegados, mas representantes de todo o povo de Deus, clérigos, religiosos e leigos. “A Assembleia Eclesial é algo novo para a nossa Igreja, na qual esteja representado todo o povo de Deus”, salientou Dom Odilo.

Discípulos e missionários

O tema definido para a Assembleia Eclesial é “Todos somos discípulos missionários em saída”, conjugando a temática da Conferência de Aparecida e o apelo constante do pontificado do Papa Francisco para uma Igreja “em saída”.

O Arcebispo afirmou, ainda, que a proposta dessa assembleia corresponde a outro aspecto bastante frisado pelo Papa: a sinodalidade. “Uma Igreja com características sinodais deve envolver cada vez mais a participação de todo o povo de Deus nas responsabilidades da vida e da missão da Igreja”, frisou Dom Odilo.

Escuta

Para preparar a Assembleia Eclesial foi definida uma etapa de escuta a todas as Igrejas locais. Por isso, foi desenvolvida uma plataforma digital para que os católicos possam contribuir nesse processo de consulta, tanto individualmente quanto organizados em grupos.

“O Papa sugeriu que fosse feita uma avaliação do que foi realizado desde Aparecida, mas que também sejam identificadas as lacunas do que ainda não caminhou e precisa ser retomado. Além disso, é necessário destacar quais são os novos desafios e questões da Igreja na sua ação evangelizadora no nosso continente e, portanto, propor caminhos e soluções”, ressaltou Dom Odilo, referindo-se ao horizonte de assuntos a serem destacados na assembleia, acrescentando que esse não será apenas um evento de consulta, mas terá grande importância para as futuras indicações pastorais.

Nesse sentido, o Cardeal motivou os seminaristas a, reunidos em grupos com seus formadores, refletiam e elaborem suas contribuições para serem enviadas à plataforma digital desenvolvida pelo Celam para o processo de escuta da assembleia.

Assista à íntegra da apresentação de Dom Odilo no Simpósio Missionário:  
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários