O jornal O SÃO PAULO publica a última reportagem da série sobre os novos diáconos da Arquidiocese que foram ordenados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, em 14 de dezembro na Catedral da Sé.
Um dos que receberam o primeiro grau do sacramento da Ordem foi Marcelo Tavares do Rego, 55 anos, que escolheu como lema diaconal “Eu vim para servir” (Mc 10,45).
“Ser cristão é imitar o Cristo, é servir, mas não podemos servir de qualquer maneira, temos que servir de maneira qualificada. Em 1Pedro 4,10 diz ‘O dom que cada um recebeu, ponha-o a serviço dos outros, como bons administradores dos diferentes dons recebidos de Deus’. Portanto, todos nós recebemos dons de Deus, cabe a cada um identificá-los e colocá-los a serviço do nosso próximo”, comentou o Neodiácono Marcelo, paroquiano da Paróquia Imaculada Conceição, Decanato São Tiago de Alfeu da Região Sé.
TRAJETÓRIA VOCACIONAL
Marcelo Tavares ingressou na Escola Diaconal Arquidiocesana São José em agosto de 2013.
“Fui convidado pelo saudoso Diácono Antônio de Freitas a conhecer o diaconato permanente. Iniciei o propedêutico e o discernimento foi acontecendo aos poucos, com muita oração e direção espiritual, até a decisão final de seguir em frente nessa linda missão”, recordou, destacando que desde o início teve o apoio da esposa, Andrea, com quem é casado há 35 anos, sendo pais do Fernando, 34 anos, Camila, 21, e Isabela, 18.
Formado em Psicologia, Administração de Empresas, Filosofia e Teologia, ele considera que um dos maiores desafios da sociedade atual é lidar com as questões de saúde mental e a isso ele tem se dedicado na Pastoral da Saúde e pretende continuar a fazê-lo como diácono.
“Um dos grandes desafios da nossa sociedade atual é a saúde mental, que envolve desde depressão, psicoses, passando por vício em drogas, em jogos, em compras, entre outros. A Arquidiocese de São Paulo pode esperar de mim um irmão catequista para que possamos como Igreja refletir sobre esses desafios. Pretendo continuar trabalhando na Pastoral da Saúde e na formação junto as pastorais ou onde a Igreja julgar necessário”, assegurou.
E muito bom ter agentes de pastorais da santa mãe igreja a nos ajudar, na parte de saúde, um grande e forte abraço ao DIÁCONO MARCELO que seu , diaconato lhe venha a render muitos frutos
Que Deus o ilumine e fortaleça em sua caminhada. A disposição de servir é sinal de compromisso e comunhão com Cristo.
Louvo a Deus pelos dons que o diácono Marcelo recebeu e generosamente coloca a serviço da igreja. Impossível não ser tocado pela riqueza de suas palestras, que valorizam o ser humano, criação de Deus. Que o Espírito Santo continue te iluminando, Diácono Marcelo, para que a sua missão seja sempre frutuosa.