Na manhã do domingo, 15, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu missa na capela do Mosteiro de Santa Teresa, na zona Sul de São Paulo, por ocasião da memória litúrgica de Santa Teresa de Ávila. Foram concelebrantes o Padre Jorge Bernardes, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, do bairro de Mirandópolis; Padre Luiz Carlos Ferreira Tose Filho e Padre José Luís Zayas y Arancibia, EP. As monjas carmelitas descalças participaram da missa na clausura.
Na homilia, Dom Odilo destacou a obra de Santa Teresa, seus escritos e sabedoria. Falou ainda das grandes iniciativas missionárias que aconteciam no período em que a Santa viveu, no século XVI, como as missões dos jesuítas.
“A própria reforma do Carmelo, empreendida por Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, foi um retorno ao que a Igreja deveria ser, uma vida dedicada à busca de Deus, à oração. Alguns olham as monjas carmelitas e pensam ‘o que fazem?’ Elas são o verdadeiro testemunho da oração a Deus e de sua busca incessante”, disse Dom Odilo. Ao final da homilia, Dom Odilo ressaltou: “A Igreja do nosso tempo precisa reviver a missão. Não apenas a missão de ir às ruas, de casa em casa, ou enviar missionários a outros países. Precisamos ser também missionários em nossas casas, os pais precisam evangelizar os filhos, ajudá-los a se sentir parte da Igreja”.
(Colaborou: Karen Eufrosino, da Pascom Ipiranga)