Dom Paulo é homenageado em calendário de entidade científica

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência inclui o Cardeal da Esperança no calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, por sua atuação na defesa dos Direitos Humanos

Reprodução

O destaque deste nono mês do ano no calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, produzido pela SBPC, é o aniversário do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que nasceu no dia 14 de setembro de 1921. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2021-2022) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.

O cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu no dia 14/12/2016, foi um defensor intransigente dos Direitos Humanos. Sua atuação, como Arcebispo de São Paulo, ficou marcada pela preocupação com os mais pobres e pela denúncia de torturas e perseguições políticas no período da ditadura militar, condensadas no projeto Brasil: Nunca Mais. Em 1985 implantou, em parceria com sua irmã, Zilda Arns, a Pastoral da Criança.

Dom Paulo teve papel importante para a ciência no Brasil, em 1979, quando a SBPC havia programado sua 29ª Reunião Anual para Fortaleza. O evento foi impedido de ser realizado em universidades públicas pelo governo militar. A atuação do cardeal Arns foi decisiva para que a Reunião Anual ocorresse na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). A mobilização para a reunião gerou um recorde de participação e uma grande cobertura da imprensa, que amplificou as vozes em defesa da liberdade de expressão e da democracia.

Nesta edição, que cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022, a entidade homenageia personagens de contribuição fundamental para o desenvolvimento científico nacional.

Fonte: Jornal da Ciência/Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter