Festa do Divino começa na sexta-feira, 27, na matriz da Freguesia do Ó

A Paróquia Nossa Senhora da Expectação, Setor Freguesia do Ó, promove a 201ª Novena do Divino Espírito Santo, que se inicia na sexta-feira, 27, e continua até o dia 5 de junho, domingo de Pentecostes.

Foto: Pascom paroquial

Todos os anos, seguindo a tradição, os festeiros são sorteados no dia de Pentecostes para a festa do ano seguinte. Este ano, os festeiros são Rodrigo Henrique da Silva, imperador; Carlos Antônio de Aguiar, capitão do mastro; e Maria Aparecida dos Santos Santana, alferes da bandeira. Os festeiros se unem à chamada Equipe do Divino, coordenada por Lúcia Miserochi, que ao longo do ano se encarrega da organização do evento. Além da corte, há 21 famílias guardiãs da bandeira, que preparam o altar em suas casas e propiciam encontros de oração até a próxima novena, quando é realizado um novo sorteio para novas famílias.

O mastro será erguido no domingo, 29, em frente à igreja. O cortejo se inicia às 10h, na Rua Isabel Velho, 159, de onde o mastro parte, carregado por dezenas de homens e acompanhado por muitos paroquianos e pelas crianças que já passam a se envolver com a realização do evento.

Desde o ano passado, iniciou-se mais uma ação: a carreata solidária para a arrecadação de alimentos, destinados às famílias carentes, que acontecerá novamente no domingo, 5 de junho, às 9h, com saída atrás da igreja, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó.

A abertura da novena ocorrerá com a celebração eucarística presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, na sexta-feira, 27, às 20h. Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, presidirá a celebração do nono dia, no sábado, 4 de junho, às 16h.

As demais celebrações serão presididas por padres convidados, pelo Padre Armênio Nogueira, Vigário Paroquial, e pelo Padre Aldenor Alves de Lima (Padre Aldo), Pároco, que presidirá a celebração do domingo de Pentecostes, em que haverá, além da missa solene, a procissão, o sorteio da nova corte e a visitação ao Império do Divino.

 (Texto: Marta Gonçalves)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários