
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO
A comunidade católica armênia de São Paulo viveu um momento histórico no domingo, 23, com a primeira ordenação diaconal realizada na Paróquia Armênia Católica São Gregório Iluminador, no bairro da Luz. O subdiácono Mário (Mesrop) Nakashian Filho recebeu o primeiro grau do sacramento da Ordem em celebração presidida por Dom Vartan Waldir Boghossian, Bispo Emérito do Exarcado Apostólico Armênio.
A liturgia em rito armênio contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e Administrador Apostólico do Exarcado para os fiéis de rito armênio da América Latina residentes no Brasil, que proferiu a homilia. Também participaram sacerdotes do Exarcado, entre eles o Padre Antônio Francisco Lelo, Pároco, familiares, membros de instituições da cultura armênia e representantes de outras comunidades cristãs.
Entre eles estava Dom Narek Berberian, Arcebispo ortodoxo da Igreja Apostólica Armênia no Brasil, na qual o novo diácono também vivenciou parte de sua formação na juventude, além de representantes de outras confissões cristãs.

FRUTO VOCACIONAL
Batizado e crismado na própria Paróquia São Gregório Iluminador por Dom Vartan, Mário teve sua trajetória marcada desde cedo pela ligação com a comunidade armênia. Após o falecimento da mãe ainda criança e, anos mais tarde, do pai, foi criado pela avó materna e pela irmã.
Estudou no Externato José Bonifácio, a Escola Armênia, e, aos 18 anos, foi para a Universidade Gevorkian, em Etchmiadzin, na Armênia, na qual, por cinco anos, aprofundou o conhecimento da língua, da liturgia e da tradição eclesial armênia.
De volta a São Paulo, aproximou-se do então Exarca, Dom Paulo Hakimian, e acolheu o convite para prosseguir a formação como seminarista em Roma. Desde 2022, reside no Pontifício Colégio Armênio e realiza estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana, na qual está concluindo o bacharelado em Teologia. Com a ordenação, foi incardinado no Exarcado Apostólico Armênio para a América Latina e o México.

GRANDE GRAÇA
Dom Odilo definiu a ordenação como uma “grande graça” para o novo diácono e para toda a comunidade, destacando tratar-se do “primeiro fruto vocacional” da Paróquia: “Queira Deus que outros frutos maduros venham a surgir também no meio das famílias desta comunidade armênia”.
Na homilia, o Cardeal recordou a origem do diaconato nos Atos dos Apóstolos e destacou três dimensões deste ministério: a caridade, a Palavra de Deus e a liturgia. Também ressaltou o cuidado com os pobres, enfermos, idosos e esquecidos; o anúncio do Evangelho, sendo “praticantes e testemunhas” da Palavra; e o serviço ao altar e à Eucaristia, inclusive junto àqueles que não podem participar das celebrações.

A EXEMPLO DE JESUS E DE MARIA
A ordenação aconteceu durante o período em que a tradição armênia celebra a Assunção da Virgem Maria. Dom Odilo relacionou a festividade ao ministério recebido por Mário, apresentando Nossa Senhora como modelo de disponibilidade à vontade de Deus.
Ao concluir, o Arcebispo recordou que todo ministério ordenado encontra em Cristo seu modelo: “Nós não estamos para procurar glórias para nós, estamos para servir a exemplo de Jesus”. E dirigiu-se ao novo diácono: “Este é o teu chamado, esta é a tua consagração a serviço de Deus e da humanidade”.
Colaborou: Fernando Arthur




