Morre Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida

Morre Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida
Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida
(Foto: Ipiranga Feelings)

Morreu nesta quarta-feira, 16, Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida, neta do Conde Vicente de Azevedo, aos 99 anos.

Filha do maestro Furio Franceschini, Mestre de Capela e organista titular da Catedral da Sé entre 1908 e 1976, Maria Gabriela nasceu no dia 8 de setembro de 1922, no bairro do Ipiranga, zona Sul da capital paulista.

Integrou o Conselho da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (FUNSAI) por mais de 50 anos, onde exerceu o cargo presidente, entre os anos de 2000 e 2018, agraciada com o título de presidente de Honra.

FAMÍLIA AZEVEDO

Seu avô, José Vicente de Azevedo, foi advogado, professor, parlamentar e conde romano por outorga do Papa Pio XI. Era proprietário das terras que deram origem ao bairro do Ipiranga e benfeitor de diversas obras religiosas, educacionais e beneméritas da região, algumas delas realizadas em colaboração com religiosos como Santa Paulina, Beata Assunta Marchetti e o Padre José Marchetti.

Também apoiou a fundação de obras como o Orfanato (depois Instituto) Cristóvão Colombo; Educandário da Sagrada Família; Instituto Padre Chico; Seminário Central do Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo; Colégio São Francisco Xavier; Instituto Maria Imaculada; Clínica Infantil do Ipiranga/Hospital Dom Antônio de Alvarenga, hoje Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré

Atualmente, no local do antigo seminário central do Ipiranga onde, funciona o complexo histórico arquitetônico que integra a igreja matriz da Paróquia Imaculada Conceição, o campus Ipiranga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) o Arquivo Metropolitano e o Seminário de Teologia Bom Pastor.

FUNERAL

O velório de Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida acontecerá na quinta-feira, 11, no Cemitério do Santíssimo Sacramento (Avenida Dr. Arnaldo, 1.200, Sumaré), seguido do sepultamento, às 12h.

12 comentários em “Morre Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida”

  1. Frequento a Funsai e todos ficaram muito tristes com o falecimento da Sra. Maria Gabriela. Nos deixou um grande legado. Seria possível saber em quais anos ela lecionou no Alexandre de Gusmão? Meu filho que hoje tem 44 anos queria ter certeza se ela foi sua professora. Sou Maria Fernandes 11 99970-9585 WhatSApp grata

    Responder

Deixe um comentário