Morre Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida

Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida
(Foto: Ipiranga Feelings)

Morreu nesta quarta-feira, 16, Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida, neta do Conde Vicente de Azevedo, aos 99 anos.

Filha do maestro Furio Franceschini, Mestre de Capela e organista titular da Catedral da Sé entre 1908 e 1976, Maria Gabriela nasceu no dia 8 de setembro de 1922, no bairro do Ipiranga, zona Sul da capital paulista.

Integrou o Conselho da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (FUNSAI) por mais de 50 anos, onde exerceu o cargo presidente, entre os anos de 2000 e 2018, agraciada com o título de presidente de Honra.

FAMÍLIA AZEVEDO

Seu avô, José Vicente de Azevedo, foi advogado, professor, parlamentar e conde romano por outorga do Papa Pio XI. Era proprietário das terras que deram origem ao bairro do Ipiranga e benfeitor de diversas obras religiosas, educacionais e beneméritas da região, algumas delas realizadas em colaboração com religiosos como Santa Paulina, Beata Assunta Marchetti e o Padre José Marchetti.

Também apoiou a fundação de obras como o Orfanato (depois Instituto) Cristóvão Colombo; Educandário da Sagrada Família; Instituto Padre Chico; Seminário Central do Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo; Colégio São Francisco Xavier; Instituto Maria Imaculada; Clínica Infantil do Ipiranga/Hospital Dom Antônio de Alvarenga, hoje Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré

Atualmente, no local do antigo seminário central do Ipiranga onde, funciona o complexo histórico arquitetônico que integra a igreja matriz da Paróquia Imaculada Conceição, o campus Ipiranga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) o Arquivo Metropolitano e o Seminário de Teologia Bom Pastor.

FUNERAL

O velório de Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida acontecerá na quinta-feira, 11, no Cemitério do Santíssimo Sacramento (Avenida Dr. Arnaldo, 1.200, Sumaré), seguido do sepultamento, às 12h.

guest
12 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Lurdes
Lurdes
2 anos atrás

Boa tarde Ilana,
O nosso sentimento a Tia Gabriela nos ficamos sabendo tarde, e aí
Como não tínhamos o contato de ninguém.

Eli Lourdes Rocha de Almeida
Eli Lourdes Rocha de Almeida
2 anos atrás

ILANA,MEUS SENTIMENTOS POR SUA AVÓ, GUARDO AS MELHORES LEMBRANÇAS CARINHOSAS DO MEU PEQUENO CONVIVIO COM ELA E SEU AVÔ TB,SOU VIUVA DO HELIO PEREIRA DE ALMEIDA PRIMO DE SUA MÃE, ESTENDO MEUS SENTIMENTOS A ELA TB.

Laerte de Almeida
Laerte de Almeida
2 anos atrás

Com pesar recebemos a notícia, Ilana!! Tia Gabriela só nos deixa boas lembranças, doçura, bondade, sorriso carinhoso, atenção e dedicação. Que o Imenso Amor de Deus a envolva, e tb a vcs, fortalecendo neste momento de dor. O seu avô era irmão do meu pai, Geraldo. Abç à sua mãe

Walter Pereira Pinto de Almeida.
Walter Pereira Pinto de Almeida.
2 anos atrás

Sentimos muito a passagem da tia Gabriela e automaticamente lembramos também de seu marido tio João. Tia Gabriela muito dedicada aos outros e principalmente para obras de caridade. Pessoas assim nunca morrem no coração de todos.

Maria Fernandes
Maria Fernandes
2 anos atrás

Frequento a Funsai e todos ficaram muito tristes com o falecimento da Sra. Maria Gabriela. Nos deixou um grande legado. Seria possível saber em quais anos ela lecionou no Alexandre de Gusmão? Meu filho que hoje tem 44 anos queria ter certeza se ela foi sua professora. Sou Maria Fernandes 11 99970-9585 WhatSApp grata