Morre Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida

Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida
(Foto: Ipiranga Feelings)

Morreu nesta quarta-feira, 16, Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida, neta do Conde Vicente de Azevedo, aos 99 anos.

Filha do maestro Furio Franceschini, Mestre de Capela e organista titular da Catedral da Sé entre 1908 e 1976, Maria Gabriela nasceu no dia 8 de setembro de 1922, no bairro do Ipiranga, zona Sul da capital paulista.

Integrou o Conselho da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (FUNSAI) por mais de 50 anos, onde exerceu o cargo presidente, entre os anos de 2000 e 2018, agraciada com o título de presidente de Honra.

FAMÍLIA AZEVEDO

Seu avô, José Vicente de Azevedo, foi advogado, professor, parlamentar e conde romano por outorga do Papa Pio XI. Era proprietário das terras que deram origem ao bairro do Ipiranga e benfeitor de diversas obras religiosas, educacionais e beneméritas da região, algumas delas realizadas em colaboração com religiosos como Santa Paulina, Beata Assunta Marchetti e o Padre José Marchetti.

Também apoiou a fundação de obras como o Orfanato (depois Instituto) Cristóvão Colombo; Educandário da Sagrada Família; Instituto Padre Chico; Seminário Central do Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo; Colégio São Francisco Xavier; Instituto Maria Imaculada; Clínica Infantil do Ipiranga/Hospital Dom Antônio de Alvarenga, hoje Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré

Atualmente, no local do antigo seminário central do Ipiranga onde, funciona o complexo histórico arquitetônico que integra a igreja matriz da Paróquia Imaculada Conceição, o campus Ipiranga da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) o Arquivo Metropolitano e o Seminário de Teologia Bom Pastor.

FUNERAL

O velório de Maria Gabriela Franceschini Vaz de Almeida acontecerá na quinta-feira, 11, no Cemitério do Santíssimo Sacramento (Avenida Dr. Arnaldo, 1.200, Sumaré), seguido do sepultamento, às 12h.

guest
12 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Silvio Toni
Silvio Toni
2 anos atrás

Maria Gabriela foi um grande testemunho de vida de santidade através da constante oração e serviço ao próximo.
Um sinal do Amor de Deus para nossos dias.

Irmã Marivan Alves Neves
Irmã Marivan Alves Neves
2 anos atrás

Como nós Irmãs do Sagrado Coração do Verbo Encarnado, estamos sentindo essa passagem de D. Maria Gabriela. Ao mesmo tempo, sabemos que ela está no céu, gozando as alegrias do Pai.
Os nossos sentimentos a família e a todos os membros da FUNSAI.

Irmã Carmelita Fernande de Oliveira
Irmã Carmelita Fernande de Oliveira
2 anos atrás

Nossos sentimentos de pesares a todos familiares da Sra. Maria Gabriela. Nossa gratidão a Deus por todo bem que ela realizou aos mais pobres, que Deus a recompense com a Luz eterna. Minhas orações. Província Madre Carmela de Jesus

Maria Creppas
Maria Creppas
2 anos atrás

Meus sentimentos a toda a família. Dona Gabriela era incansável em ser e fazer o bem. Sua vida era a vida de milhares de crianças atendidas e assistidas pela FUNSAI. Na participação na missa diária e a Eucaristia fortalecia a fé e a coragem para seguir em frente fazendo o bem. Se destacava nela a simplicidade, a gentileza, o sorriso e humildade. De corpo franzino mas um coração incomensuravelmente grande de generosidade e doação. De junto de Deus, Gabriela, interceda para que o bem vença sempre.

Ilana
Ilana
2 anos atrás

Uma pequena correção em relação aos dados do velório e sepultamento:

Será hoje, quinta feira dia 17/3 (e não 11), de 9h às 12h.

Max Sterenberg
Max Sterenberg
2 anos atrás

Max Sterenberg
ILANA, tive o grande prazer de conhecer sua avó no dia do seu aniversário, que me marcou pelo afeto que transmitia – e pelo cuidado e pelo carinho que toda sua família dedicava a ela. E tristeza que soube do falecimento dela e mando um abraço para você e a sua familia, que gostei muito de 9 conhecer.