![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2022/02/Noticia3_IVC_140222-1-1024x682.jpg)
Entre os dias 8 e 12, foi realizada a Semana Regional de Formação Catequética da Iniciação à Vida Cristã (IVC), com encontros a cada dia em um setor pastoral.
O primeiro dia teve como tema “Catequese em Chave Missionária”, sob a assessoria da Irmã Elisabeth Espinhara, coordenadora do Comire Sul 1 da Congregação Missionária de Maria Xaveriana. Ela refletiu que a catequese, em seu dinamismo missionário, responde ao mandato de Cristo, “Ide e fazei discípulos em todas as nações”, e que a Igreja deve favorecer este florescer missionário.
A Irmã Izabel Patuzzo, do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, assessorou o segundo dia com o tema “Visão Geral do Diretório Pontifício para a Catequese”. Esse diretório veio para quebrar paradigmas explicando que a Catequese precisa ter a base de inspiração catecumenal com ação missionária.
Já no terceiro dia, o tema “Apresentação da Carta Apostólica Antiquum Ministerium, do Papa Francisco – sobre o Ministério de Catequista”, foi assessorado pelo Padre João Henrique Novo do Prado. Ele explicou que o documento fala sobre a realidade da responsabilidade deste ministério. Elucidou, ainda, sobre a caminhada e etapas que cada um deverá seguir para aceitar e ser aceito como ministro.
O quarto dia contou com a presença do assessor Padre Geraldo Raimundo, com o tema “Catequese e Liturgia”. Ele afirmou a necessidade da união entre catequese e liturgia, que se complementam.
E a formação foi concluída com um dia dedicado à apresentação do Plano Catequético do IVC para a Região Brasilândia, sob a condução do Padre Silvio Costa, Assessor do IVC. Todos os encontros estão disponíveis no Facebook (@pascombras).
Katia Nascimento para Região Brasilândia